quinta-feira, 11 de junho de 2015

COMO CRIAR PARTIÇÃO DE RECUPERAÇÃO COM O AOMEI ONEKEY RECOVERY

QUANDO DISCURSA DE IMPROVISO, DILMA NÃO PRODUZ “PÉROLAS DE SABEDORIA”, MAS SIM UM COLAR INTEIRO.

Dividir o HD em duas partições e salvar os backups naquela que não contém o sistema operacional é uma opção interessante ─ em assim procedendo, as cópias de segurança mantidas na unidade D: (supondo que a partição que contém o sistema seja C:) não serão tocadas pelo processo de formatação que você executar para reinstalar o Windows do zero. Mas não deixe de criar um backup do backup e salvá-lo num drive virtual, pois, como vimos em outras oportunidades, uma eventual pane física pode comprometer todas as partições do disco, tornando seu backup tão útil quanto um sexto dedo do pé.

A despeito de eu haver publicado um sequência de postagens com informações circunstanciadas sobre particionamento de disco, tanto com o recurso nativo do Windows quanto com programinhas de terceiros (para refrescar sua memória clique aqui), achei por bem revisitar o assunto para sugerir um freeware muito legal que descobri recentemente: o AOMEI ONEKEY RECOVERY (para fazer o download a partir do site do fabricante, clique aqui).

Essa ferramenta, que é compatível com o XP, Vista, 7, 8 e 8.1, não se limita a particionar o HD ou a criar uma imagem do sistema que permita recuperá-lo mais facilmente do que através de uma reinstalação convencional (que exige posterior atualização e personalização, reinstalação dos aplicativos, dos backups de arquivos pessoais, e por aí vai). Sua interface limpa e intuitiva apresenta duas opções. A primeira (OneKey System Backup) analisa o espaço livre na unidade que você indicar, cria uma nova partição compatível com o espaço ocupado pela instalação do seu Windows e gera uma cópia fiel do sistema, programas, configurações e arquivos, e a segunda (OneKey System Recovery) restaura o PC ao “status quo” vigente na ocasião em que ela foi criada.

Observação: Quando for restaurar o sistema com auxílio do AOMEI, clique em OneKey System Recovery e siga as instruções nas telas. Se o Windows não for capaz de inicializar, pressione a tecla “A” durante o boot para ter acesso às ferramentas de resgate.

Abraços a todos e até a próxima.