quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ESCOLHA SEU ANTIVÍRUS GRATUITO

O MAIOR DEFEITO DE QUEM É SINCERO É ACHAR QUE OS OUTROS TAMBÉM SÃO.

Depois das sugestões de antivírus pagos, objeto da postagem anterior, resta agora dedicar umas poucas linhas a algumas opções gratuitas, que, no mais das vezes, correspondem totalmente às expectativas dos internautas domésticos menos exigentes e que não querem ou não podem (?!) investir algumas dezenas de reais numa ferramenta comercial.

É fato que os programas evoluíram significativamente nas últimas décadas, e que os riscos de conflitos e incompatibilidades com o sistema ou com outros aplicativos são remotos, embora não 100% inexistentes. Assim, pelo menos em tese, o Microsoft Security Essentials seria a primeira opção a ser levada em conta por um usuário do Windows, mas a própria mãe da criança reconhece as limitações do produto e sugere usá-lo apenas “na falta de coisa melhor”. O que é uma pena, pois sua interface é limpa e intuitiva e os recursos, fáceis de usar (para mais detalhes, clique aqui e recorrer ao tradutor online do Google, caso seu domínio do idioma do Tio Sam não dê conta do recado).

O jeito, então, é apelar para algum antivírus freeware não-Microsoft, como é o caso do Avast, que eu até recomendei na postagem anterior, mas cuja versão gratuita, bem mais espartana que a comercial, limita-se a proteger o sistema contra malwares, manter o roteador seguro e evitar que o navegador exiba uma porção de propagandas irritantes. Ainda assim, dentre as opções mencionadas nesta postagem, foi a que apresentou a interface mais limpa e intuitiva, o que facilita sobremaneira a vida dos usuários, especialmente dos menos iniciados. Já seu principal e tradicional concorrente, o AVG Antivirus Free, também é bem mais limitado do que nas versões pagas, mas oferece proteção responsável contra vírus, spywares e outros malwares, é rápido nas varreduras e não prejudica sensivelmente desempenho do computador.

Outras opções populares que você deve considerar são o Avira Free Antivirus 2015 e o Comodo Antivirus Free, nessa ordem, por serem bastante eficientes, além de fáceis de instalar, configurar e utilizar.

Tenham todos um ótimo dia.