terça-feira, 17 de outubro de 2017

NOTEBOOK SEM CONEXÃO WI-FI? VEJA COMO RESOLVER

DE ONDE MENOS SE ESPERA, DAÍ É QUE NÃO SAI NADA.

Devido à facilidade de acessar a Web através de smartphones e tablets, os internautas se tornaram menos dependentes do computador tradicional.  Prova disso é que o número de domicílios brasileiros com acesso à internet sem computador passou de 7%, em 2014, para 14% em 2016, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2016, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. A pesquisa aponta também que 54% das residências estão conectadas à internet (36,7 milhões) ― um aumento de 3 pontos percentuais na comparação com 2015 ―, e que o acesso à rede está mais presente em domicílios de áreas urbanas (59%) e nas classes A (98%) e B (91%).

Com um roteador wireless estrategicamente posicionado, a gente tem sinal de internet em todos os ambientes da casa e a navegação é mais estável e veloz que quando usamos as redes das operadoras de telefonia móvel celular ― que ainda apresentam limitações de tráfego que podem nos deixar na mão justamente quando mais precisamos delas. Sem mencionar que, em casa ou no trabalho, navegar na Web usando um PC de mesa ― ou notebook que lhe faça as vezes ― tem inúmeras vantagens (que eu não vou enumerar por questão de espaço).

Como nada é perfeito neste mundo, suponhamos que, um belo dia, você se aboleta na varanda para aproveitar a fresca da tarde enquanto gerencia seus emails ou assiste a um episódio de sua série favorita no Netflix, por exemplo, e seu notebook simplesmente não consegue acessar a rede Wi-Fi ― situação bastante comum, mas cujas causas nem sempre são fáceis de identificar. O que fazer?

A primeira providência é verificar se a internet “não caiu”. Se nenhuma luz vermelha está acesa no modem ou no roteador, tente acessar a rede wireless pelo smartphone. Se não conseguir, plugue o cabo de rede diretamente na porta LAN do notebook (ou do desktop) e veja se a conexão cabeada está funcionando. Caso negativo, reinicie o modem e o roteador. 

Se nem assim funcionar, pode-se resetar o aparelho, mas tenha em mente que será necessário reconfigurá-lo com sua senha, login e endereço de IP, o que não é um processo muito amigável para leigos e iniciantes. O manual do aparelho poderá ajuda-lo, mas, antes de partir para essa solução, ligue para o suporte da sua operadora e veja se o serviço não está momentaneamente indisponível. Caso negativo, o atendente poderá orientá-lo melhor.

O resto fica para a próxima postagem. Até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: