segunda-feira, 28 de maio de 2018

DE VOLTA (MAIS UMA VEZ) AO WINDOWS 10 APRIL UPDATE


SE VOCÊ PERCEBER QUE UMA COISA PODE DAR ERRADA DE 4 MANEIRAS E CONSEGUIR
DRIBLÁ-LAS, UMA QUINTA SURGIRÁ DO NADA.

Depois de suspender a liberação do Windows 10 Spring Creators Update devido a um bug que travava o sistema e exibia uma DSOD ― tela azul da morte, coisa de que só se lembra quem utiliza o Windows desde suas priscas versões ―, a Microsoft corrigiu o problema, rebatizou a atualização com o nome de April Update e, com duas semanas de atraso, disponibilizou-a em sua página de download. Aliás, essa troca de nome me faz lembrar da história do cara que vendeu o sofá para esquecer a traição da mulher, mas isso já é outra conversa.

update de abril começou a ser distribuído também via Windows Update, para usuários da versão 1709 do Windows 10, no último dia 9. Se você não sabe qual é a sua versão do sistema, a maneira mais rápida é fácil de descobrir é teclar Win+R, digitar “winver” (sem aspas) na caixa de diálogo do menu Executar e clicar em OK.

Diz um velho ditado que o seguro morreu de velho, e por isso eu sugeri aos leitores que bloqueassem as atualizações automáticas ou reconfigurassem o “horário ativo” do computador, visando evitar que o update seja descarregado e instalado automaticamente. Mesmo depois da correção do bug, um probleminha de compatibilidade andou travando o sistema de usuários do Google Chrome, daí eu achar melhor esperar a poeira baixar para adotar o build 1803 do Ten. Só que fui forçado a usar meu PC num horário inabitual, no último dia 17, e quando me dei conta a instalação já estava em andamento. A essa altura, restou-me somente bloquear a reinicialização. 

Felizmente, tudo correu bem, a não ser pela demora ― a Microsoft havia dito que esse update “castigaria” menos que os anteriores, mas no meu all-in-one o processo levou mais de uma hora e houve diversas reinicializações. Claro que isso varia conforme a configuração da máquina, a velocidade da conexão com a internet e outros fatores. Como eu ainda não atualizei meu note, cujo hardware é mais poderoso, não disponho de parâmetros para uma comparação mais abalizada.

Feito esse preâmbulo, passo a discorrer brevemente sobre as principais novidades trazidas pelo build 1803, ou update de abril, que agrega vários aprimoramentos, inclusive no desempenho do sistema. Antes, porém, cabe um breve retrospecto:

Desde seu lançamento, em meados de 2015, quando Windows passou à condição de “serviço”, a Microsoft já disponibilizou três atualizações abrangentesAnniversary Update (build 1607), lançada em julho de 2016, Creators Update (1703), em meados do ano passado, e o Fall Creators Update (1709), em novembro último. Portanto, April Update, liberado semanas atrás, é a de número quatro, e só contempla, obviamente, usuários que já instalaram as anteriores. Se você ainda usa o Windows 8/8.1 ou o saudoso Windows 7, sua única preocupação é migrar para o Ten, lembrando que o suporte estendido do Eight será encerrado somente em janeiro de 2023, e o do Seven, em janeiro de 2020.

Quanto ao Windows 10, as atualizações são automáticas e obedecem ao cronograma estabelecido pela Microsoft ― uma nova atualização deve ser lançada ainda neste ano, possivelmente em novembro, mas isso também já é outra conversa. Importa mesmo é dizer que o recém-lançado build 1803, codinome Redstone 4, traz diversas melhorias, que serão detalhadas na próxima postagem. Até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: