sexta-feira, 4 de maio de 2018

MAIS SOBRE PRIVACIDADE E SEGURANÇA DIGITAL: GOOGLE ALERTS


A CURIOSIDADE MATOU O GATO, MAS A SATISFAÇÃO O RESSUSCITOU.

Antes do assunto do dia, lembro que o April Update para o Windows 10 (build 1803) já está disponível para download e instalação manual no site da Microsoft. Interessado? Então clique aqui e pressione o botão "Atualizar Agora" para iniciar o download do instalador. 

Para usuários avançados, também é possível criar uma imagem de disco em um pendrive e fazer a instalação limpa do Windows 10 com a nova atualização (para tanto, é necessário utilizar a ferramenta de criação de mídia, também disponível no site da Microsoft). 

Se você não quiser dar uma de pioneiro e acabar sendo reconhecido pela flecha espetada no peito, o update de abril será liberado via Windows Update, de forma gradativa, a partir do próximo dia 9 de maio.

********

O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google ― como páginas da web, notícias, artigos, posts em blogs etc. ― e notifica por email os usuários cadastrados. Embora existam ferramentas mais sofisticadas, como Moz e SEMrush, ele é uma opção gratuita e fácil de usar.

Para criar um alerta no Google Alerts, logue-se na sua conta do Google e acesse esta página. Na primeira seção ― “Meus alertas” ― é possível editar os alertas criados, se já houver algum, e definir o horário em que deseja recebê-los na por email. Na opção “Digest”, que entrega as novidades relativas ao alerta em uma mensagem de email única, você pode definir a frequência entre “no máximo uma vez por dia” e “no máximo uma vez por semana”.

A segunda divisão ― “Eu na web” ― permite que você crie um alerta com seu próprio nome ou email já cadastrados. Para tanto, clique no sinal de adição (“+”). Por fim, as “Sugestões de alertas” dão ideias de empresas, artistas, filmes e outros temas que são tendência na atualidade e sobre os quais você pode criar alertas também com um clique.

Para criar um novo alerta, digite o termo desejado na busca (convém colocá-lo entre aspas), clique emMostrar opções” para configurar seus alertas, ou seja, definir a frequência com que você deseja recebe-los, as fontes, o idioma, a região, a quantidade e o endereço de email para o qual os alertas serão enviados.

A ferramenta exibirá uma pré-visualização dos últimos resultados que foram indexados pelo Google. Para concluir, clique em “Criar alerta”.

Na próxima postagem, revisitaremos as redes virtuais privadas (VPNs). Até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: