segunda-feira, 30 de julho de 2018

COMO LIMPAR O CACHE DNS DO NAVEGADOR


SE CONTINUARMOS FAZENDO O QUE SEMPRE FIZEMOS, CONTINUAREMOS OBTENDO OS MESMOS RESULTADOS QUE SEMPRE OBTIVEMOS.

Para concluir o que vimos discutindo nas últimas postagens, veremos mais algumas dicas que funcionam no Google Chrome, no UC-Browser e outros navegadores baseados na plataforma Chromium. Antes, porém, seguem algumas informações conceituais que eu reputo importantes.

Em qualquer rede de computadores — e aí se inclui a internet —, todos os dispositivos têm dois tipos de endereços: o endereço MAC (sigla de Media Access Control), que é “físico” e definido pela placa de rede, e o endereço lógico, que é definido pelo protocolo TCP/IP. Por padrão, nossos aparelhos vêm configurados “para obter as configurações DNS automaticamente”, mas geralmente usamos o DNS fornecido pelo nosso provedor de internet, embora existam alternativas gratuitas que podem ser mais vantajosas (detalhes nesta postagem).

Para que os dispositivos se comuniquem entre si e com o mundo, cada qual utiliza um endereço IP único, que precisa ser “encontrado” para que essa comunicação aconteça. Isso fica a cargo de servidores poderosos, capazes de atender nossas requisições em milissegundos. Quando inserimos http://www.fernandomelis.bologstpot.com.br, por exemplo, na caixa de endereços do navegador, a substituição pelo IP do servidor onde a página está hospedada é feita automaticamente — a rigor, o nome do site digitamos nada mais é do que uma conversão do respectivo endereço IP para um nome que a gente consegue decorar com mais facilidade.

Ao digitarmos um URL qualquer, o navegador consulta um servidor DNS para descobrir o IP correspondente e proceder ao respectivo redirecionamento. Quando a resposta para a requisição vem de um outro servidor, ela é salva no servidor DNS local (ou cache do navegador), de modo a agilizar a exibição da página sempre que tornarmos a digitar aquele endereço. Note que o cache “expira” após algum tempo, sem o que o browser não seria capaz armazenar novos endereços IP. Assim, para acelerar a atualização do servidor DNS, é recomendável limpar regularmente o cache DNS.

No Chrome, devemos primeiramente limpar a cache do navegador (isso já foi detalhado nas postagens anteriores). Em seguida, abrimos o menu Executar, digitamos cmd e pressionamos Enter. Na janela do prompt, digitamos o comando ipconfig/flushdns e teclamos Enter (isso serve para limpar o cache do servidor DNS). Finalmente, desligamos o computador, o modem e o roteador, e tornamos a ligar tudo após uns 2 ou 3 minutos.

Outra maneira de limpar o cache DNS do Chrome é digitando chrome://net-internals/#dns na barra de endereços do navegador clicando no botão Clear host cache. Note que existem plugins que automatizam essa tarefa, como os que estão disponíveis nesta página — mas eu ainda não testei nenhum deles.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: