segunda-feira, 27 de agosto de 2018

PARA NÃO PASSAR POR TROUXA, INFORME-SE. SEMPRE!


QUANDO VOCÊ ACHA QUE AS COISAS ESTÃO MELHORANDO, PODE TER CERTEZA DE QUE ALGO LHE PASSOU DESPERCEBIDO.

Já publiquei este texto numa postagem de política, mas o tema tem a ver também com tecnologia, e como as eleições se avizinham, achei por bem repeti-lo também aqui. 

horário eleitoral começará a nos aporrinhar dentro de alguns dias, quando então seremos bombardeados com os indefectíveis pronunciamentos hilários dos candidatos, e um sem número de promessas que eles sabem muito bem que não irão cumprir. Mas os eleitores nem sempre têm essa percepção — sobretudo aqueles que não têm acesso à internet e, portanto, estão à mercê da famigerada propaganda política obrigatória. Para o público informatizado, alguns artifícios ajudam a separar o joio do trigo. Confira:

Vigie Aqui é uma extensão para o Google Chrome que destaca na cor roxa os políticos ficha-suja mencionados nos sites pelos quais o internauta navega. Outra iniciativa digna de menção é a plataforma #MeRepresenta, através da qual você pode pesquisar a opinião dos políticos a respeito de temas relacionados com direitos humanos.

O site MeuCongressoNacional oferece informações sobre o mandato de deputados federais e senadores — tais como as comissões de que eles participam, os projetos de lei ou de emenda constitucional que cada um já apresentou e, principalmente, a maneira como utilizam o dinheiro das cotas parlamentares.

O aplicativo Pardal — Faça sua denúncia aqui permite enviar denúncias de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral — note que elas devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate a crimes eleitorais.

O Newsletter Incancelável usa a inteligência de monitoramento do News Monitor, que indexa mensalmente mais de 5 milhões de notícias de 50 mil sites e veículos, visando auxiliar o eleitor a acompanhar os conteúdos mais relevantes sobre seus candidatos — antes das eleições e durante seus mandatos — de uma maneira prática e regular.

Por último, mas nem por isso menos importante, o Vote na Web objetiva aumentar a politização da sociedade, oferecendo uma maneira fácil de acompanhar, votar e debater sobre o trabalho dos políticos e criando um ambiente favorável ao diálogo entre parlamentares e cidadãos.

Era isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: