terça-feira, 18 de dezembro de 2018

NOVIDADES DO UPDATE DE OUTUBRO DO WINDOWS 10 (CONTINUAÇÃO)


TUDO É INTERESSANTE, DESDE QUE VOCÊ OLHE O SUFICIENTE.

Prosseguindo com nosso “passeio” pelas novidades implementadas no Windows 10 pelo update de outubro (build 1809), o modo escuro é o aprimoramento mais chamativo para quem é ligado em efeitos visuais, temas e outras papagaiadas. Para experimentar, acesse o Menu Iniciar, clique no ícone de engrenagem (Configurações), depois em Personalização > Cores, role a tela até a parte inferior e, no campo Escolher o modo de aplicativo padrão, marque a opção Escuro. Se não gostar do resultado, repita os mesmos passos e torne a marcar a opção padrão (Claro).

Menos chamativo, mas mais útil para quem trabalha com imagens — ou simplesmente usa redes sociais e volta e meia quer mandar um print — o novo build traz uma versão aprimorada da nossa velha conhecida captura de tela, que desde as mais priscas eras permite obter “instantâneos” do conteúdo exibido no monitor para editar com o Paint do Windows (ou outro editor de imagens mais sofisticado, como o Adobe Photoshop), colar num documento do Word para decorar um trabalho escolar, por exemplo, inserir numa postagem no Blog, enviar a alguém por email, e assim por diante.

Tradicionalmente, obtemos esses instantâneos pressionando a tecla “print screen” (identificada como PrtScn ou PrtScr, dependendo do teclado) ou, se quisermos copiar somente a imagem em primeiro plano, o atalho Alt + PrtScn. Com a atualização de outubro, no entanto, ficou mais fácil acessar a ferramenta e compartilhar as capturas de tela, embora o novo atalho — Win+Shift+S — ofereça somente as opções de recorte retangular, forma livre e tela inteira. Note que é possível definir o botão PrtScn para abrir a tela (clique em Iniciar > Configurações > Facilidade de Acesso > Teclado > Atalho do Print Screen para ativar recurso deslizando o botão para a direita).

Outra melhoria digna de menção remete ao esforço da Microsoft para nos aborrecer menos com as inevitáveis interrupções decorrentes da instalação de atualizações. Aliás, eu comentei em outras oportunidades que o Windows 10 limitou sobremaneira as opções de gerenciamento das atualizações descarregadas via Windows Update (sobretudo no Windows 10 Home), e como podemos nos valer da configuração do horário ativo do computador para evitar reinicializações em momentos inoportunos.  

A novidade, por assim dizer, é que a empresa tenta agora tornar o Windows capaz de diferenciar uma pausa breve, como quando a gente interrompe o trabalho para tomar um café ou ir ao banheiro, de quando o computador está realmente ocioso, visando escolher o melhor momento para dar início ao download dos arquivos de atualização (o que pode deixar o sistema lendo quando realizamos outras tarefas concomitantemente) ou, pior, reiniciar a máquina para concluir a instalação. A conferir.

O restante fica para a próxima postagem.