quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

DE VOLTA À MEMÓRIA RAM — PARTE 6



DEPOIS DA CHEGADA, VEM SEMPRE A PARTIDA, PORQUE NÃO HÁ NADA SEM SEPARAÇÃO.

Um PC abastecido com uma quantidade razoável RAM (entre 6 e 8 gigabytes) costuma ter desempenho superior ao de outro que tenha um processador mais parrudo e disponha de menos de 4 GB de memória. E ainda que a Microsoft estabeleça como requisitos mínimos 1 GB de RAM para rodar o Windows 10 de 32-bit e 2 GB para o de 64-bit, tão pouca memória faz da máquina uma “carroça”, até porque ninguém usa só o sistema operacional.

Não bastasse o próprio Windows e outros arquivos essenciais (drivers, DLLs, etc.) consumirem boa parte da RAM, cada aplicativo instalado, quando em execução, aloca a sua quota-parte, e muitos têm o péssimo hábito de “pegar carona” na inicialização do sistema, mesmo que isso não seja necessário — com exceção do antivírus e do firewall, contam-se nos dedos de uma só mão os apps que precisam realmente ficar rodando em segundo plano o tempo todo.

Com pouca RAM, basta você abrir seu cliente de email, duas ou três abas do navegador e um editor de imagens, por exemplo, para que o desempenho do computador entre em colapso. Como paliativo, a memória virtual emula RAM quando o consumo chega a cerca de 90% da memória física disponível. Isso evita o travamento do sistema por falta de memória, mas degrada o desempenho, já que o arquivo de paginação é baseado disco rígido, e o disco rígido é milhares de vezes de vezes mais lento que a já relativamente lenta memória RAM.

Há quem sugira ajustar manualmente os parâmetros do arquivo de paginação para melhorar a performance do computador. Eu, particularmente, não recomendo até recomendava nas edições vetustas do Windows, mas não no Windows 10. Todavia, se você quiser experimentar (por sua conta e risco):

— Abra o Explorador de Arquivos, dê um clique direito em Este Computador, clique em Propriedades, depois em Configurações avançadas do sistema.

— Na janelinha das Propriedades do Sistema, clique na aba Avançado e, no campo Desempenho, pressione o botão Configurações...,

— Clique novamente em Avançado e, no campo Memória Virtual, clique em Alterar...

— Desmarque a opção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades, selecione a unidade que contém o arquivo de paginação — geralmente a partição em que o sistema está instalado —, marque a opção Tamanho personalizado e preencha os campos Tamanho inicial e o Tamanho máximo com os valores desejados e confirme em Definir.

Desde os tempos do velho XP que os palpiteiros de plantão sugerem configurar ambos os campos com o valor (em megabytes) correspondente a uma vez e meia a quantidade de RAM instalada, mas há quem sugira usar o valor total da memória física no campo Tamanho inicial e o quíntuplo desse valor inicial no campo Tamanho máximo

Note que não costuma ser necessário reiniciar o computador ao aumentar o tamanho do swap-file (arquivo de troca), mas a reinicialização é necessária em caso de redução. Note também que basta seguir os passos acima para desabilitar o arquivo de paginação. Embora a Microsoft não recomende fazê-lo, PCs com 8 ou mais GB de RAM ficam mais rápidos sem o arquivo de paginação, mas desde que você não trabalhe com programas pesados, como de edição de vídeos ou manipulação de gráficos em alta resolução.

Continua na próxima postagem.