quinta-feira, 14 de março de 2019

USO EXCESSIVO DO HDD NO WINDOWS — COMO REPARAR SEU PERFIL DE USUÁRIO (PARTE 4)


AO VENCIDO, ÓDIO OU COMPAIXÃO; AO VENCEDOR, AS BATATAS.

Já vimos o que é e para que serve o perfil de usuário do Windows, como criar contas de usuários e porque é preferível usar uma conta-padrão (limitada) no dia a dia. Faltou ver — e esse era o mote desta fieira de posts — como solucionar a incomodativa lentidão que o Windows tende a apresentar, nos cinco ou dez minutos que sucedem à inicialização, devido ao “inchaço” desse perfil.

Um perfil de usuário é criado quando instalamos o sistema ou o configuramos pela primeira vez. Assim, sempre que fazemos o logon (*), o Windows carrega nossas preferências, arquivos, pastas, aplicativos etc., bem como define nossas prerrogativas de usuário ao tipo de conta (detalhes nas postagens anteriores). Com o passar do tempo e o uso normal da máquina, esse perfil tende a inflar feito baiacu, o que retarda a inicialização do computador, fazendo com que, durante algum tempo, abrir um simples arquivo seja uma verdadeira provação. Claro que é possível ligar o PC e ir tomar um café ou coisa que o valha, mas também é possível minimizar esse desconforto reparando o perfil opado.

Observação: Vale lembrar que o desempenho global do computador é afetado pelo acúmulo de arquivos inúteis, fragmentação dos dados no disco rígido, chaves inválidas no Registro e outras intercorrências que, se não forem sanadas por de manutenções preventivas regulares, acabarão exigindo inexoravelmente a reinstalação do Windows. Para saber mais, acesse a sequência de quatro postagens iniciada por esta aqui).   

(*) Logar-se no sistema significa determinar o perfil de usuário com o qual se deseja operar o computador (caso haja mais de um) e informar a respectiva senha. Se você ligar a máquina e for tomar um café, esperando que, ao voltar, o sistema esteja pronto para usar, pode se deparar com a tela de boas-vindas solicitando seu username e sua password. Se ninguém além de você tem acesso ao seu PC, você pode configurar o logon automático. Para isso, basta digitar “control userpasswords2” (sem aspas) na caixa do menu Executar, teclar Enter, desmarcar a opção “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”, clicar em Aplicar e em OK e, na tela seguinte, confirmar a alteração.

Embora seja possível redefinir as senhas das contas limitadas quando se está logado com um conta administrativa, a recíproca não é verdadeira, ou seja, não se pode redefinir a senha de uma conta administrativa logado com uma conta de usuário-padrão. Como é sempre melhor prevenir do que remediar, convém criar um disco de recuperação de senha. Basta logar-se no sistema com a conta desejada (se você tiver criado mais do que uma), plugar um pendrive numa portinha USB e digite criar disco de redefinição de senha na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas (ou na caixa de diálogo do Cortana, conforme a configuração do seu sistema). Na lista de resultados, clique em Criar um disco de redefinição de senha e, no Assistente de senha esquecida, clique em Avançar, selecione a unidade flash USB e clique novamente em Avançar. Feito isso, digite sua senha, clique em Avançar e, ao final, em Concluir — e remover o pendrive e guardá-lo em local seguro, naturalmente.

Se você for pego no contrapé e não tiver um disco de recuperação de senha, a Microsoft lhe dá uma mãozinha (claro que será preciso acessar a página e seguir as instruções a partir de um tablet, de um smartphone ou de outro computador). Outra maneira de sair dessa sinuca de bico você encontra nesta postagem. O procedimento é trabalhoso, mas, considerando que a alternativa é instalar o Windows, acho que não custa tentar.

Vejo agora que o tamanho deste texto superou minha previsão. Se eu não me desviar muito do assunto (o problema é que uma coisa puxa outra, e assim...), acho que dá para encerrar esta sequência com mais umas duas ou três postagens. A conferir.