terça-feira, 9 de abril de 2019

A PRIVACIDADE NA WEB E O COELHO DA PÁSCOA


JAMAIS DEIXE A MÃO ESQUERDA SABER O QUE A DIREITA ESTÁ FAZENDO.

Privacidade e redes sociais são coisas mutuamente excludentes, até porque mesmo gigantes como o Google e o Facebook estão sujeitos a incidentes de segurança.

Em 2018, o Facebook amargou um prejuízo astronômico devido ao uso não autorizado de informações confidenciais dos internautas pela empresa de análise de política de dados Cambridge Analytica. Também foi a exposição de dados sensíveis de 50 milhões de usuários do G+, aliada à baixa demanda pelo serviço, que levou a gigante das buscas a descontinuar sua rede social (detalhes no post do último dia 1º).

Se você acredita que existe segurança e privacidade na Web e, por extensão, no uso de dispositivos conectados, talvez creia também na Fada do Dente e no Coelho da Páscoa. Mas existem maneiras de minimizar os riscos. A Internet Society — organização sem fins lucrativos dedicada a garantir o desenvolvimento aberto, a evolução e ampliação do uso da Internet — elaborou um guia focando nos riscos e sugerindo algumas medidas simples para resguardar a privacidade online. Confira:

Manter atualizados os dispositivos e aplicativos — se houver funções de atualização automática, como nos PCs, smartphones e congêneres, é importante ativá-las; do contrário, deve-se buscar as atualizações manualmente.

Alguns dispositivos e serviços oferecem recursos de criptografia, mas eles nem sempre vêm ativados por padrão. Consulte o manual do aparelho ou o site do fabricante para se informar sobre essa camada de proteção e, em sendo o caso, como fazer para habilitá-la.

Aplicações como lanterna nunca devem saber onde você está ou seguir a sua programação. Então, não deixe essa funcionalidade acionada. Revise as configurações de permissão e desative as que permitem que os aplicativos coletem mais dados do que você gostaria.

Não permita o compartilhamento de informações para além do necessário. Verifique suas configurações de privacidade e defina adequadamente quem pode ter acesso ao quê. Demais disso, evite vincular suas contas de redes sociais com outros serviços. Seus perfis não precisam saber o que você lê, que músicas ouve e assim por diante. 

Aumente as proteções de privacidade no navegador. Há diversas extensões (plugins) que podem aumentar sua privacidade enquanto você navega na Web. O complemento do navegador HTTPS Everywhere garante o uso sistemático da criptografia SSL em todas as webpages que o suportam. Já o Ghostery e o Privacy Badger bloqueiam cookies de rastreamento (ou web beacons), utilizados pelas empresas para colher informações sobre seus hábitos de navegação.

Não reutilize senhas. Por mais tentador que seja usar a mesma senha em vários dispositivos ou serviços, do ponto de vista da segurança isso é uma péssima ideia. Para saber como criar senhas seguras, acesse essa página da MCAFEE ou recorra ao serviço MAKE ME A PASSWORD; para testar a segurança de suas senhas, acesse a CENTRAL DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA DA MICROSOFT ou o site HOW SECURE IS MY PASSWORD. Vale também instalar um gerenciador de senhas e aprender a usá-lo. Para os dispositivos domésticos, registre as senhas numa caderneta e guarde-a em local seguro — mas jamais as escreva num post-it e cole na moldura do monitor.

— A autenticação de dois fatores (2FA) vai além do nome de usuário e senha, robustecendo sua proteção no âmbito digital. O site Two Factor Auth ensina a configurar esta função em cada página web, seja ela bancária ou de redes sociais.

Continua no próximo capítulo.