sexta-feira, 31 de maio de 2019

GOLPE VIA WHATSAPP E VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS


A VIDA É UMA SOMBRA ERRANTE; UM POBRE COMEDIANTE QUE SE PAVONEIA NO BREVE INSTANTE QUE LHE RESERVA A CENA, PARA DEPOIS NÃO SER MAIS OUVIDO. É UM CONTO DE FADAS QUE NADA SIGNIFICA, NARRADO POR UM IDIOTA CHEIO DE VOZ E FÚRIA.

Quando lançou o iPhone, Steve Jobs inovou a maneira como os celulares vinham sendo usados. Hoje, os diligentes telefoninhos não só são verdadeiros computadores de bolso como substituem o desktop e do notebook na execução de um sem-número de tarefas. 

Há atualmente no Brasil mais celulares do que habitantes, e o Google Android  se faz presente em 75% dos smartphones e tablets. Como popularidade e segurança não andam de mãos dadas, os ataques a esses dispositivos vêm se intensificando a cada dia.

Observação: Embora o iOS — sistema proprietário desenvolvido pela Apple para operar iPhones e iPads — abocanhe uma fatia de “apenas” 23% do mercado, a turma da Maçã não está livre desse tipo de ameaça, embora o risco seja bem menor.

O WhatsApp, por ter presença garantida na esmagadora maioria dos smartphones — tanto com Android quanto com iOS —, é largamente utilizado por cibercriminosos e cibervigaristas como trampolim para seus golpes. E de algumas semanas para cá o número de registros de uma nova modalidade de phishing vem crescendo assustadoramente.

A maracutaia se vale de anúncios em plataformas como OLX, WebMotors, ZapImóveis e Mercado Livre, embora as vítimas possam ser fisgadas de outras maneiras, já que o número do celular vem sendo solicitado para quase tudo, tanto no mundo virtual quanto no físico. Segundo a empresa de segurança digital Kaspersky, o esquema é bem simples: os cibercriminosos monitoram as plataformas de venda pela internet para mirar usuários que criaram um anúncio de venda. Com as informações do anúncio, eles se passam pela plataforma de vendas e enviam uma mensagem no WhatsApp para o alvo — algo como: “verificamos um anúncio recém postado, e gostaríamos de atualizar para que continue disponível para visualização” ou “devido ao grande número de reclamações referente ao seu número de contato, estamos verificando”. Ao final, eles informam à vítima que ela receberá um código via SMS, e que deverá informá-lo, também por SMS, para solucionar a questão. Assim que recebe o código — que na verdade é código de ativação da conta —, o fraudador dá início ao processo de ativação do WhatsApp da vítima em um novo celular.

Com pleno acesso ao histórico das conversas e lista de contatos e grupos da vítima, o vigarista envia mensagens para as pessoas que lhe parecerem mais promissoras (normalmente as dos grupos "família", "amigos" e assemelhados), pedindo um empréstimo para uma despesa urgente. Se o destinatário se dispõe a ajudar, o vigarista só precisa perguntar “qual o banco mais fácil” e depois enviar os dados da conta bancária de um laranja. Até a vítima recuperar o acesso ao WhatsApp, o golpista terá tido tempo suficiente para jogar a isca para dezenas de contatos.

Nos casos analisados, o teor das conversas iniciadas pelos criminosos muda de acordo com a pessoa que está sendo abordada, e as desculpas para empréstimos variam, com os pedidos sendo feitos para os mais diversos fins. Portanto, desconfie de pedidos de empréstimos feitos via WhatsApp e jamais os atenda sem antes entrar em contato com o solicitante, pessoalmente ou por telefone, mesmo que ele seja parente, amigo ou colega de trabalho. Adicionalmente, habilite a dupla autenticação do aplicativo mediante uma senha de seis dígitos. Assim, mesmo que obtenha o código de ativação da sua conta, o estelionatário só conseguirá transferi-la se fornecer também essa senha — vale lembrar que os dados do WhatsApp são vinculados ao SIM Card (chip da operadora), e não ao aparelho (hardware).

No Android, abra o menu do WhatsApp tocando no ícone dos três pontinhos, no canto superior direito da tela, e toque em Configurações > Conta. No menu que será exibido em seguida, selecione a opção Verificação em duas etapas. Ative-a, digite uma senha (PIN) de seis dígitos e confirme na próxima tela. Por fim, adicione um endereço de email de segurança.

Observação: É importante que você utilize um endereço de e-mail vinculado à conta do WhatsApp para ter uma garantia a mais quando for registrar o número em outro aparelho. Além disso, se você esquecer os números que escolheu para o PIN, poderá utilizar o e-mail escolhido para receber um código, que lhe garantirá acesso ao aplicativo.

No iOS, abra o WhatsApp em seu iPhone e, na barra inferior, toque em Ajustes, vá em Conta, selecione Verificação em duas etapas, toque em Ativar, digite o PIN, confirme e informe o email de segurança.

Se as informações desta postagem não forem suficientes, sugiro assistir a este vídeo.