O PROBLEMA DAS
CONSEQUÊNCIAS É QUE ELAS VÊM DEPOIS.
Quando se trata de computadores
(e aí se incluem smartphones e tablets) que se recusam a ligar, desligar ou funcionar como deveriam, o problema pode estar tanto no hardware quanto no
software, o que abre um vasto leque de causas possíveis e dificulta a
identificação da mais provável — e, consequentemente, a solução da anormalidade
(clique aqui para acessar a primeira postagem
de uma sequência sobre mensagens de erro, travamentos, falhas na inicialização
e problemas que tais).
Problemas que ocorrem durante o funcionamento, isto é, que
não têm a ver com a inicialização ou o desligamento do aparelho, tendem a ser causados pelo software e não raro são solucionados por uma simples reinicialização (pelos motivos
detalhados nas postagens anteriores, reiniciar,
nesse caso, significa desligar o
dispositivo e tornar a ligá-lo após alguns minutos).
Máquinas baseadas no Windows
— e aí se excluem os smartphones, já
que a versão mobile da Microsoft foi
descontinuado há alguns anos — contam com requintes de autorreparo e
modos básicos de operação que podem não ser a cura para todos os males, mas facilitam a vida dos usuários: quando não consegue iniciar
normalmente por três vezes seguidas, o Windows
10 exibe a tela das opções avançadas
de inicialização, que, dentre outras coisas, dá acesso a uma versão
reduzida do Modo de Segurança.
Observação: Para convocar o Modo de Segurança — modalidade de inicialização que carrega apenas um conjunto limitado de arquivos e drivers —, digitamos msconfig na caixa do menu Executar, teclamos Enter, selecionamos a aba Inicialização do Sistema, marcamos as caixas ao lado de Inicialização Segura e de Mínimo, confirmamos em OK e reiniciamos o computador. Claro que para isso o sistema deve estar carregado; quando ele não carrega, o caminho é outro, mas o que seguíamos até o Windows 7 — reiniciar o computador e pressionar repetidamente a tecla F8 — não dá resultado nas edições mais recentes do sistema e em máquinas com UEFI e SSD (*), pois o boot leva cerca de dois décimos de segundo.
Observação: Para convocar o Modo de Segurança — modalidade de inicialização que carrega apenas um conjunto limitado de arquivos e drivers —, digitamos msconfig na caixa do menu Executar, teclamos Enter, selecionamos a aba Inicialização do Sistema, marcamos as caixas ao lado de Inicialização Segura e de Mínimo, confirmamos em OK e reiniciamos o computador. Claro que para isso o sistema deve estar carregado; quando ele não carrega, o caminho é outro, mas o que seguíamos até o Windows 7 — reiniciar o computador e pressionar repetidamente a tecla F8 — não dá resultado nas edições mais recentes do sistema e em máquinas com UEFI e SSD (*), pois o boot leva cerca de dois décimos de segundo.
Ao iniciar no modo seguro, o Windows sinaliza que a falha não está em suas configurações padrão. Assim, o usuário deve focar uma possível atualização malsucedida (de driver ou do próprio Windows), algum um aplicativo incompatível ou com bugs, uma infecção por malware, e por aí vai. Uma vez que identificar o responsável toma tempo e dá trabalho, é mais prático partir para a restauração do sistema, que, com alguma sorte, reverterá o computador a um “ponto de restauração” criado num momento em que tudo funcionava a contento.
Quando o Windows 10
não carrega, mas exibe ao menos as opções
de desligamento da tela de logon, manter pressionada a tecla Shift e clicar Reiniciar exibe a tela das opções de inicialização avançadas. A partir delas é possível acessar o Modo
de Segurança clicando em Solução
de Problemas > Configurações Avançadas > Configurações de Inicialização
> Reiniciar e pressionando a tecla F4 — ou F5,
caso seja necessário ter acesso à Internet no modo de
segurança.
Identificar a origem de problemas e solucioná-lo no modo seguro requer alguma expertise. Para poupar tempo e trabalho no caso de a
restauração do sistema não funcionar, pode-se reverter o computador às configurações de fábrica acessado Configurações >
Atualização e Segurança > Recuperação e escolhendo manter os dados ou
apagar tudo e recomeçar do zero. Se você escolher a segunda opção, terá de personalizar
o Windows novamente, como o fez quando
depois de ligar o computador pela primeira vez, o que significa aplicar as
atualizações disponibilizadas pela Microsoft
via Windows Update, reinstalar aplicativos,
resgatar seu backup de arquivos pessoais, e assim por diante. Se nem esse “derradeiro
recurso” funcionar, o problema deve estar no hardware — ligue para seu
computer guy ou procure uma assistência técnica de sua confiança.
(*) UEFI (sigla de Unified Extensible Firmware Interface) remete a uma interface de firmware padrão para PCs que representa uma sensível evolução em relação ao limitado BIOS (para mais informações, clique aqui; para saber mais sobre drives SSD, reveja esta postagem).
(*) UEFI (sigla de Unified Extensible Firmware Interface) remete a uma interface de firmware padrão para PCs que representa uma sensível evolução em relação ao limitado BIOS (para mais informações, clique aqui; para saber mais sobre drives SSD, reveja esta postagem).