segunda-feira, 27 de maio de 2019

WINDOWS 10 — ÁREA DE NOTIFICAÇÃO — DICAS (Parte 2)


UM ADVOGADO PODE ROUBAR MAIS COM SUA PASTA DO QUE 100 HOMENS ARMADOS COM METRALHADORAS.

Como vimos no post anterior, há diversas maneiras de impedir que aplicativos pequem carona na inicialização do Windows. Suítes de manutenção como o Advanced System Care, da IObit, e o CCleaner, da Piriform, facilitam essa tarefa, mas você pode levá-la a efeito sem o concurso de programas de terceiros. Até o Windows 7, usava-se o Utilitário de Configuração do Sistema (mais detalhes nesta postagem), mas do Windows 8 em diante esse ajuste passou a ser feito via Gerenciador de Tarefas.

Para convocar o Gerenciador de Tarefas, tecle Ctrl+Shift+Esc (ou dê um clique num ponto vazio da Barra de Tarefas e escolha a opção respectiva). A aba Processos do Gerenciador permite ordenar os itens em execução por consumo de memória, o que facilita a identificação dos mais gulosos e a finalização dos que não fazem falta; na aba Desempenho, clicando em Memória, você pode avaliar a quantidade de RAM alocada e disponível; na aba Detalhes, você visualiza a lista dos processos que estão rodando segundo plano e, consequentemente, consumindo memória o tempo todo. Já para inibir a inicialização automática dos apps, que é o mote desta dica, selecione a aba Inicializar, dê um clique direito sobre o item desejado e clique em Desabilitar. Feito isso, ele não será mais carregado durante o boot enquanto você não reverter essa configuração.

Observação: Jamais desative o antivírus e o firewall, pois eles precisam iniciar junto com o sistema para oferecer proteção responsável (para saber o que é ou não seguro excluir dessa lista, faça uma pesquisa no Google). E tenha em mente que, mesmo depois de removidos da lista, os apps continuarão disponíveis, embora demorem um pouco mais para responder quando são convocados.

Há casos em que o que se deseja é o inverso, ou seja, fazer com que um aplicativo que não é carregado com o Windows passe a sê-lo. Se não houver essa opção na interface do próprio programa (procure no menu Ferramentas, ou em Configurações), faça o seguinte:

1 — Tecle Win+R para convocar o menu Executar, digite “%AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup” (sem as aspas) no campo Abrir e clique em OK.

2 —Uma nova janela do Explorer com o nome de Startup será exibida; deixe-a aberta, pois você vai precisar dela mais adiante.

3 — Abra o menu Iniciar, localize na lista de programas o app cuja inicialização automática você quer habilitar, aponte o mouse para ele e, mantendo o botão esquerdo pressionado, arraste-o para a Área de Trabalho (isso criará um atalho para o programa no seu desktop).

4 — Clique com o botão direito sobre esse atalho e, no menu de cortina que se abrirá em seguida, selecione a opção Copiar.

5 — Clique com o botão direito no interior da janelinha Startup e, também no menu suspenso que será exibido, selecione a opção Colar.

Pronto. Agora é só fechar a janelinha e abrir o Gerenciador de Tarefas (ou o msconfig, caso seu Windows seja o Seven ou anterior), clique na aba Inicializar e confira se o app que você reconfigurou aparece na lista. Para inibir a inicialização automática desse programa a qualquer momento, basta dar um clique direito sobre ele, nessa mesma lista, e selecionar a opção Desabilitar.