quarta-feira, 31 de julho de 2019

SOBRE O MODO DE SEGURANÇA


O PAPA, OS BISPOS E OS PADRES NÃO SÃO PRÍNCIPES, MAS SERVIDORES DO POVO (DE DEUS). MUTATIS MUTANDIS, O MESMO RACIOCÍNIO SE APLICA A POLÍTICOS E, PRINCIPALMENTE, AOS CHEFES DOS TRÊS PODERES, EM RELAÇÃO AO POVO QUE OS ELEGEU. 

O Modo de Segurança (que também é chamado de Modo Seguro) é uma modalidade de inicialização na qual o sistema é carregado com os recursos estritamente necessários para funcionar. Assim, é possível identificar o responsável por um eventual mau funcionamento do computador, bem como realizar procedimentos de manutenção que precisam ter acesso a arquivos que o sistema bloqueia quando está carregado.

Até o Win7, bastava pressionar repetidamente a tecla F8 no momento do boot para iniciar no modo seguro, mas isso deixou de funcionar nas edições subsequentes e em PCs com UEFI e SSD, nos quais o boot leva cerca de dois décimos de segundo.

Observação: UEFI (sigla de Unified Extensible Firmware Interface) remete a uma interface de firmware padrão que, aos poucos, vem substituindo o anacrônico BIOS (para mais informações, clique aqui; para saber mais sobre drives SSD, reveja esta postagem).

No Windows 10, se você precisar acessar o modo de segurança e o sistema estiver carregado, pressione simultaneamente as teclas Win+R, digite msconfig na caixa do menu Executar, clique em OK e, na aba Inicialização do Sistema, marque as caixas de seleção ao lado de Inicialização Segura e de Mínimo, confirme em OK e reinicie o computador.

Quando o Windows se recusa a carregar, mas chega ao menos até a tela de logon, mantenha a tecla Shift pressionada, clique no ícone que abre as opções de desligamento (no canto inferior direito da tela, conforme se vê na ilustração acima) e clique em Reiniciar. Com alguma sorte, a janela das opções de inicialização avançadas será exibida e a partir dela você poderá clicar em Solução de Problemas > Configurações Avançadas > Configurações de Inicialização > Reiniciar e selecionar a modalidade de inicialização segura desejada pressionando F4 ou F5 (escolha F5 somente se precisar acessar a Internet no modo de segurança).

Nos smartphones (e nos tablets) dá-se mais ou menos o mesmo; embora sejam ultraportáteis, eles são comandados por um sistema operacional e rodam aplicativos, o que os torna "irmãos menores" dos desktops e notebooks, mas, mesmo assim, computadores como eles. Felizmente, acessar o modo de segurança nesses dispositivos é bem mais simples do que nos PCs convencionais, mas isso é assunto para a próxima postagem.