segunda-feira, 19 de agosto de 2019

COMO AUTOMATIZAR O DESLIGAMENTO DO COMPUTADOR


É IMPOSSÍVEL LEVAR O POBRE À PROSPERIDADE ATRAVÉS DE LEGISLAÇÕES QUE PUNEM OS RICOS PELA PROSPERIDADE.

Já vimos que o padrão ATX para gabinetes, placas-mãe e fontes de alimentação introduziu o conceito de fonte inteligente, permitindo desligar o computador por comandos de software; que pressionar o botão de energia do gabinete produz o mesmo resultado que clicar em Iniciar > Ligar/Desligar > Desligar, e que manter o botão em questão pressionado por 5 segundos encerra o Windows na marra e desliga o computador (use esse recurso somente em situações de travamento em que o mouse e o teclado deixam de responder).

Vimos também como redefinir a função padrão do botão de energia (detalhes na postagem do último dia 13), e que, a depender da opção escolhida, o resultado pode ser não fazer nada, desligar somente o vídeo ou colocar o sistema em suspensão ou em hibernação (no caso dos notebooks, é possível configurar as mesmas ações para o fechamento da tampa, o que pode ser útil quando se está com pressa).

Também como foi explicado, há situações em que colocar o Windows em suspensão ou em hibernação é mais interessante do que desligar totalmente o computador; primeiro, porque o sistema retorna imediatamente da suspensão e leva menos tempo para despertar da hibernação do que no boot convencional; segundo, porque aplicativos, janelas e demais elementos ressurgem exatamente como estavam quando o sistema foi suspenso ou posto para hibernar.,

Observação: Volto a lembrar que desligar totalmente o computador de tempos em tempos é fundamental para evitar que ele "vire uma carroça", o que tende a ocorrer quando o Windows permanece carregado por dias a fio.   

Se você não achou útil o desligamento do PC por comando de voz (assunto da postagem do último dia 13), talvez não veja grande vantagem em programar o desligamento automático, mas não custa saber como fazer isso. Acompanhe:

— Clique em Iniciar > Ferramentas Administrativas do Windows > Gerenciador de Tarefas.

— Na lista de ações (na porção direita da janela do Agendador), clique em Criar Tarefa;

— Na aba Geral, dê um nome para a tarefa (desligamento automático, por exemplo, ou outro nome que faça sentido para você); 

— Ainda na mesma aba, no campo Opções de segurança, marque as caixas de verificação ao lado de Executar estando o usuário conectado ou não e de Executar com privilégios mais altos. Mais abaixo, em Configurar para, escolha a versão do Windows instalada no seu computador;

— Clique na aba Disparadores e na opção Novo, localizada na parte inferior da janela;

— Na próxima tela, clique na setinha ao lado de Iniciar a tarefa e selecione a opção Em um agendamento.

— Selecione a opção Diário, para que a tarefa seja executada todo os dias, e defina a data de início e o horário em que o computador deve ser desligado. Feito isso, marque a caixa Habilitado e clique em OK.

— De volta à janela Criar tarefa, clique na aba Ações e em Novo;

— Na opção Ação, selecione Iniciar programa no menu suspendo e preencha o campo abaixo de Programas/Scripts com a palavra “shutdown” (sem as aspas).

— Em Adicione argumentos (opcional), você pode digitar “/S” (sem as aspas), caso queira acionar o desligamento tradicional, ou “/S /F” (sem aspas) para forçar o desligamento mesmo se houver alguma aplicação malcomportada que se recuse a fechar. Ao final, confirme em OK;

— Retorne à janela Criar tarefas, clique na aba Condições, marque a caixinha Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ocioso há e defina por quanto tempo o computador deve ficar ocioso até que o desligamento seja levado a efeito (digamos, 15 minutos), e um intervalo maior (digamos, 1 hora) no campo Aguardar para ficar ocioso por:

— Ainda na mesma aba, marque as caixas referentes às opções Interromper se o computador não estiver mais ocioso e Reiniciar se voltar a ficar ocioso. Deixe as demais opções elas vêm configuradas por padrão.

— Por fim, na aba Configurações, mantenha marcadas as opções previamente habilitadas, clique na caixinha referente a Se ocorrer falha na tarefa, reiniciar a cada e defina o tempo para reiniciar a atividade (digamos, 30 minutos). Abaixo, escolha o número de vezes que o sistema deve tentar reiniciar o processo, caso ocorra algum erro (digamos, 3 vezes).

— Feito isso, é só clicar em OK.