sexta-feira, 27 de setembro de 2019

SEGURANÇA DIGITAL — PREVENIR ACIDENTES É DEVER DE TODOS


PERCA A BATALHA, MAS VENÇA A GUERRA.

Prevenir acidentes é dever de todos, já dizia meu avô. E como navegar na Web há muito que passou de bucólico passeio no parque a safári selvagem, melhor pôr as barbinhas de molho. Lembre-se: em rio que tem piranha jacaré nada de costas e cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

As ferramentas antimalware estão longe de prover a proteção de que precisamos, dizem alguns analistas, especialistas e palpiteiros de plantão. Pode ser, mas a questão é que ainda não criaram nada que as substitua com vantagens, e como sempre é melhor pingar do que secar, a conclusão é óbvia. Todavia, considerando que ainda não foi criado um software idiot proof a ponto de proteger o usuário de si mesmo, agir com bom senso é fundamental, e nos meandros obscuros da grande rede isso significa desconfiar de tudo e de todos.

Além de escolher um pacote de Internet Security responsável, ativar a atualização automática e habilitar todas as proteções disponíveis — mesmo que isso resulte aborrecidas mensagens pedindo autorização para acessar tal arquivo e baixar esse ou aquele app; afinal, melhor prevenir do que remediar, sem falar que segurança e conforto raramente andam de mãos dadas —, convém fazer varreduras por demanda (pelo menos uma vez por semana) e obter uma segunda opinião a partir de um serviço online de confiança, além de submeter quaisquer itens suspeitos ao Virustotal, que faz a checagem a partir de mais de 70 ferramentas de análise.

Igualmente recomendável é rodar quinzenalmente o MS Safety Scanner. Depois de baixar a versão adequada ao seu sistema, dê duplo clique sobre o executável, aceite o contrato de licença, clique em Avançar nas duas telas seguintes, selecione a opção de varredura desejada, torne a clicar em Avançar e aguarde o resultado — que pode demorar de muitos minutos a algumas horas, dependendo do número de arquivos envolvidos

ObservaçãoSafety Scanner não oferece proteção em tempo real, de modo que não o desobriga de manter um pacote de segurança residente. Demais disso, ele expira 10 dias após o download; para rodar uma nova verificação com as definições atualizadas, é preciso baixar novamente o executável a partir do site da Microsoft.