segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

PENDRIVE LOTADO — FINAL


A HISTÓRIA DO PT INCOMODA O PT. ENQUANTO OS VELHOS MILITANTES ABANDONAM O PARTIDO, OS OPORTUNISTAS PREENCHEM COM AVIDEZ AS FICHAS DE FILIAÇÃO. NÃO PRECISAM MAIS DA HISTÓRIA OU DE ALGUMA JUSTIFICATIVA IDEOLÓGICA. A ADESÃO É PRAGMÁTICA: QUEREM CARGOS, PODER E, SE POSSÍVEL, ALGUMA SINECURA.

Para concluir a sequência iniciada dois dias atrás, passemos sem mais delongas aos "finalmentes":

A primeira coisa que você deve fazer para reformatar um pendrive é criar um backup do seu conteúdo e salvá-lo num local sabido e seguro (no HDD do PC, num drive externo, na nuvem, e por aí afora). Em seguida:

Abra o Explorador de Arquivos do Windows, clique com o botão direito do mouse no ícone que representa o pendrive e, no menu de contexto, selecione Formatar.

— Na janela que se abre em seguida, no campo “Sistema de arquivos”, configure a opção NTFS, confirme em OK e aguarde o término do processo.

Com o pendrive formatado em NTFS, mova ou copie de volta todos os arquivos que ali se encontravam incialmente e compacte-os, de modo que passem a ocupar menos espaço no dispositivo. Para tanto, clique com o botão direito sobre o ícone do pendrive e, no menu de contexto, clique em Propriedades. Na próxima tela, assinale a caixa de seleção Compactar este disco para economizar espaço e confirme em Aplicar. Caso surja uma segunda tela perguntando a abrangência dessa alteração de atributos, escolha Aplicar as alterações à unidade, subpastas e arquivos.

Ao final, abra o Explorador de Arquivos do Windows, confira o ganho de espaço (que costuma ser brutal; dezenas de gigabytes de arquivos são reduzidos a algumas centenas de megabytes) e veja que agora é possível continuar guardando arquivos no pendrive sem que seja preciso se livrar dos itens mais antigos ou desnecessários. Quando você quiser descompactar um documento, copie-o para a área de trabalho, dê um clique direito sobre ele, selecione Propriedades, pressione o botão Avançados... e desmarque a caixinha referente à compactação.

Vale relembrar que essa dica é sopa no mel em situações emergenciais, mas tem seus pontos negativos, dentre os quais o fato de um pendrive formatado no padrão NTFS não ser detectado em máquinas com outros SOs ou em videogames, SmartTVs etc. Além disso, o dispositivo terá sua expectativa de vida útil reduzida, visto que a memória flash pode ser reescrita um número limitado de vezes e as atividades de leitura e escrita no sistema NTFS são bem mais agressivas que no FAT/FAT32.

Por último, mas não menos importante, é bom você saber que há diversos utilitários dedicados a facilitar o gerenciamento de partições de disco, incluído o pendrive, entre os quais cito o freeware EaseUS (para mais detalhes de download, clique aqui).