quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

ACELERE SEU PC (FINAL)


O MELHOR ARGUMENTO CONTRA A DEMOCRACIA É CINCO MINUTOS DE CONVERSA COM UM ELEITOR MÉDIO.

Em aditamento às dicas sugeridas nos posts anteriores, clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas do Windows 10 (note que isso também se aplica às edições 8 e 8.1 do sistema) e selecione “Gerenciador de Tarefas”. Na tela do gerenciador, clique com o botão esquerdo na guia “Inicializar”; na coluna "Impacto na inicialização", identifique os apps que consomem mais recursos do computador e encerre os que não precisam permanecer rodando em segundo plano.

Aproveite o embalo para inibir animações com propósitos puramente estéticos. Basta pressionar o botão Iniciar, clicar no ícone da engrenagem (Configurações), em Sistema e no link “Configurações Avançadas do Sistema”. Na tela que se abre a seguir, no campo Desempenho, clique no botão “Configurações” e, na aba Efeitos visuais, marque a caixa de verificação ao lado de “Ajustar para obter um melhor desempenho” e selecione “Aplicar” para salvar as configurações.

Seu navegador de Internet, seja ele o Edge, o Chrome, o Firefox, o Opera etc., deve integrar uma porção de add-ons — ou extensões, como também são chamados esses complementos destinados a ampliar os recursos e funções dos browsers —, alguns dos quais você provavelmente nem irá se lembrar de ter instalado. 

Embora visem facilitar a navegação, esses penduricalhos costumam deixar o navegador mais lento. Então, acesse o Gerenciador de Extensões (ou de Complementos) do browser e desative (ou exclua) as extensões de que você não precisa.

Outra causa de lentidão tem a ver com malware (programinhas maliciosos, tais como vírus, worm, trojan, spyware etc.). Mesmo que disponhamos de um arsenal de defesa responsável e que proporcione proteção em tempo real, sempre existe a possibilidade de essas pragas se infiltrarem no sistema (disfarçada de aplicativos úteis ou de carona com a instalação deles, apenas para citar o exemplo mais comum). 

Em face do exposto, convém fazer uma checagem completa com o antivírus pelo menos uma vez por semana, bem como obter uma segunda opinião sobre a saúde do sistema utilizando um serviço online confiável, como o Security Scanner (da Microsoft), o ESET Online Scanner, o House Call Free Online Virus Scan (da TrendMicro) e o Norton Security Scan (da Symantec). Todos são gratuitos e muito bons, embora não nos desobriguem de manter um antivírus residente atualizado e bem configurado.