segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

ACELERE SEU PC

NÃO QUERO ACREDITAR, QUERO SABER.

Como sabemos, o Windows tende a perder o “viço” e se tornar progressivamente mais lento com o passar do tempo e o uso normal da máquina. Assim, se nada for feito em prol da reversão do quadro, operar o computador passa a ser uma verdadeira provação. 

Claro que reinstalar o sistema do zero recoloca o bonde nos trilhos, mas o procedimento é trabalhoso e demorado, sobretudo as atualizações, reconfigurações e personalizações do computador. Felizmente, podemos evitar que a coisa chegue a esse ponto adotando algumas medidas preventivo-corretivas — que já foram abordadas em outras oportunidades, mas que não custa nada a gente relembrar. Sem mais delongas, vamos a elas:

Um computador sem software é como um corpo sem alma. Ao sistema operacional compete prover a necessária intercomunicação entre o hardware e o software e oferecer suporte para os aplicativos que usamos nas tarefas do dia a dia, mas devemos ter em mente que cada programa que adicionamos disputa com os demais ciclos de processamento e espaço na memória RAM, razão pela é recomendável instalar apenas o que for estritamente necessário, rever a lista de aplicativos de tempos em tempos e desinstalar sem dó nem piedade os “inutilitários”.

Observação: O desinstalador nativo do Windows costuma deixar “sequelas” que, com o passar do tempo, minam a estabilidade do sistema e degradam seu desempenho. Produtos de terceiros, como os freewares Revo Uninstaller e o IObit Uninstaller, eliminam a maioria das sobras que a ferramenta da Microsoft costuma deixar para trás. 

Concluída a desinstalação, reinicie o computador e faça uma faxina em regra no HDD. Para utilizar as ferramentas nativas do Windows, clique em Iniciar, expanda as Ferramentas Administrativas do Windows, clique em Limpeza do Disco e siga os passos indicados pelo assistente. Ao final, supondo que sua máquina disponha de um drive de HD convencional (eletromecânico), volte às Ferramentas Administrativas do Windows, clique em Desfragmentar e Otimizar Unidades, selecione a partição em que o sistema se encontra instalado e dê início ao procedimento. 

Observação: A desfragmentação pode demorar de vários minutos a algumas horas, dependendo do tamanho da unidade, da quantidade de arquivos gravados e do índice de fragmentação dos dados; se você executar o procedimento semanal ou quinzenalmente, as desfragmentações subsequentes demorarão menos tempo, mas lembre-se de que drives de memória sólida (SSD) não precisam — e nem devem — ser desfragmentados.

Da mesma forma que na desinstalação de aplicativos, melhores resultados podem ser obtidos com o Smart Defrag, que integra a suíte de manutenção IObit Advanced System Care, mas pode ser baixado e instalado isoladamente. Fica aqui a sugestão. 

Continua na próxima postagem.