quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

COMO MANTER SEU SMARTPHONE NOS TRINQUES


SE ELES ARTICULARAM, FOI GOLPE, SE FOMOS NÓS, FOI MEDIDA SANEADORA.  

Diz um velho adágio popular que a economia é a base da porcaria, que o barato sai caro, e quem paga mal paga duas vezes. Pense nisso antes de comprar um par de tênis, uma smart TV, um smartphone, um notebook ou seja lá o que for.

Não fosse pelo preço proibitivo, a excelência do hardware e do sistema operacional da Apple faria do iPhone a escolha natural da esmagadora maioria de usuários de smartphones, mas o popular Android, do Google, marca presença em 70,1% dos aparelhos em nível mundial, enquanto a turma da Maçã abocanha "apenas" 21%. 

Tanto os gadgets assinados pela Apple quanto os movidos a Android estão disponíveis em diversas configurações de hardware, o que sujeita os usuários dos produtos “mais em conta” a lentidão, engasgos, travamentos, reinicializações aleatórias e outros desconfortos que tais. A boa notícia é que, no caso do Android, problemas como esses podem ser minimizados por um Android Cleaner app que identifica arquivos excessivos ou inúteis, limpa o cache e a memória, encerra programas em segundo plano e apaga algumas mensagens SMS, registros de chamada e históricos.

Existem diversos cleaners disponíveis no Google Play, alguns funcionam bem, outros nem tanto. Portanto, o jeito é analisar as avaliações de cada um. O Files Go, por exemplo, promete identificar exatamente quais arquivos podem ser excluídos sem prejudicar o smartphone e faz uma lista das fotos, vídeos e áudios, facilitando o trabalho do usuário, que só precisa subir esses arquivos para a nuvem. Já o Norton Clean, que poupa o usuário das indefectíveis propagandas, propõe-se a limpar o cache do celular e excluir arquivos inúteis.

Note que não é preciso baixar aplicativos para otimizar o smartphone, pois é possível faxinar manualmente o dispositivo e encerrar os apps que rodam desnecessariamente em segundo plano. Em situações específicas, quando nada parece resgatar o viço original do smartphone, a solução “in extremis” é resetar o aparelho, que retornará do jeitinho que estava quando você o ligou pela primeira vez.

A maneira de se fazer isso varia conforme a marca e o modelo, mas a coisa consiste basicamente em pressionar o botão desligar, religar o smartphone mantendo pressionada a tecla que reduz o volume e usar as teclas de volume (+ e -) para navegar até a opção Recovery, selecioná-la e depois encontrar e selecionar a opção “wipe data/factory reset”, confirmar em “Yes — delete all user data” e selecionar “Wipe cache Partition”. Feito isso, é só pressionar a tecla Power e selecionar “Reboot System Now”.