quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

LIMPAR É PRECISO


NÃO CONVENCEREIS, PORQUE PARA CONVENCER É PRECISO PERSUADIR. E PARA PERSUADIR É PRECISO POSSUIR O QUE VOS FALTA: A RAZÃO E O DIREITO EM VOSSA LUTA.

Lavar o carro semanal ou quinzenalmente é um ritual para a maioria das pessoas, mas poucas estendem esse cuidado ao computador, muito embora o teclado possa abrigar mais germes do que um vaso sanitário, e as ventoinhas e exaustores propiciem o ingresso de poeira, detritos, migalhas de pão ou biscoito, pelos, fiapos de roupas e toda sorte de impurezas no interior do gabinete, prejudicando a refrigeração e o contato elétrico entre os componentes.

Quando falamos em faxinar o computador, geralmente nos referimos à “lixaria” que se acumula no HD com o passar do tempo e o uso normal da máquina; aos inúmeros inutilitários que instalamos para usar uma única vez (e olhe lá); às milhares de fotos, vídeos, músicas etc. que juntamos graças a nossa vocação para esquilo, enfim, às carradas de arquivos digitais que, em pouco tempo, ocupam todo o latifúndio de espaço disponibilizado pelos drives de HD atuais. Mas a limpeza física do aparelho também é importante, de modo que vale conferir, nas próximas linhas, o que fazer para manter sua máquina nos trinques.

Primeiramente, providencie e um pano de microfibras limpo (do tipo Perfex), uma lata de ar comprimido (na falta dela, use um miniaspirador de pó reversível ou um secador de cabelo na temperatura fria), um pincel de cerdas antiestáticas e um pano macio (pode ser uma camiseta velha, por exemplo), que deverá ser embebido numa solução composta de uma parte de detergente neutro para 10 partes de água destilada ou filtrada e então torcido, bem torcido, até que fique apenas umedecido.

Na hipótese (cada vez menos provável) de você ter um PC de mesa (desktop), desligue-o da tomada e desconecte os cabos lógicos que o ligam aos periféricos (monitor, teclado, mouse, caixas acústicas etc.). 

Feito isso, remova a tampa do gabinete e sopre o interior com o ar-comprimido ou o miniaspirador, dedicando maior atenção às ventoinhas dos coolers e aos dissipadores de calor. 

Inspecione visualmente os componentes; se houver resquícios de poeira ou partículas de sujeira, remova-as delicadamente com o pincel e torne a soprar/aspirar. 

Ao final, recoloque a tampa do gabinete, assegure-se que todas as entradas de ar estejas desobstruídas, passe o pano úmido por toda a carcaça, esfregando levemente, e finalize a limpeza com o pano seco.

Passando aos periféricos, vire o teclado com as teclas para baixo e use o ar comprimido (ou o aspirador, ou ainda o secador de cabelos) para expulsar a sujeira mais facilmente removível. Em seguida, passe o pincel nos espaços entre as teclas e torne a soprar/sugar. Se necessário, use um cotonete levemente embebido em álcool isopropílico para limpar o entorno das teclas, e termine soprando o ar comprimido ou usando o secador de cabelos ou o aspirador na função soprar para secar totalmente o dispositivo.

Amoleça a sujeira acumulada entre os botões do mouse usando um cotonete embebido em álcool isopropílico e remova-a com a ajuda de um palito de dentes. Comece pelos vãos entre os botões e termine pela parte inferior, dedicando especial atenção ao entorno do emissor de laser. Finalize com o pano umedecido em água e detergente e seque com um pano limpo.
Para limpar a tela do monitor, misture água destilada e vinagre branco em partes iguais e coloque num frasco de spray. Borrife a mistura no pano e esfregue gentilmente a tela, fazendo movimentos circulares até que as manchas de gordura desapareçam. Dê acabamento com o pano seco e inspecione o resultado. Se necessário, repita o procedimento.

Pronto. Agora é só reconectar os cabos de energia e de dados.

Observação: Se você usa um notebook, faça apenas a limpeza externa (ou seja, não desmonte a carcaça do aparelho), caprichando no teclado e na tela de cristal líquido. Remova com cuidado a sujeira acumulada nas aletas de refrigeração, primeiro usando o pincel e depois o aspirador na função sugar, de modo a evitar que partículas de sujeira penetrem no interior do gabinete.