terça-feira, 2 de junho de 2020

MAIS SOBRE NAVEGADORES — DESEMPENHO (PARTE XIII)


BASTAR A SI MESMO É A PIOR SOLIDÃO.

Prosseguindo de onde paramos no post anterior:

Para verificar se o Windows está atualizado, clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Verificar Atualizações. Programas de terceiros (não-Microsoft) não são contemplados pelo WU, devendo ser atualizados individualmente.

Alguns aplicativos avisam quando há uma nova versão disponível; nos que não fazem essa gentileza, escarafunche o menu Configurações ou Ajuda do programa e localize alguma entrada identificada como “atualizar”, “update”, “verificar atualizações” ou coisa parecida. Para facilitar esse trabalho, instale um programinha dedicado (sugiro o Update Detector ou a ferramenta Atualização de Software presente na suíte Glary Utilities 5).

Para atualizar seu navegador (Chrome, Opera, Firefox e Edge Chromium), veja como proceder no post da última sexta-feira. E como o navegador é o mote desta postagem (ou deveria ser), lembro que uma das causas de lentidão desses programas tem a ver com as extensões (ou plug-ins, ou add-ons), que são programinhas destinados a ampliar os recursos e funções de outros programas.

Seu navegador (qualquer que seja ele) deve integrar uma porção de extensões. Algumas são úteis, mas muitas só servem para deixar o programa mais lento. Então, acesse o Gerenciador de Extensões (ou de Complementos) e desabilite tudo que não for útil para você. Se o desempenho do browser melhorar, você pode desinstalar, se quiser, as extensões que desabilitou; já se alguma lhe fizer falta, torne a habilitá-la.

Não se surpreenda se encontrar plug-ins que você não se lembra de ter instalado (muitos pegam carona em freewares ou se auto instalam quando você clica em algum link duvidoso ou navega por páginas da Web maliciosas). Livre-se deles.

Se tiver dificuldade para lidar com esses enxeridos, uma boa ideia é pedir socorro ao SlimComputer, que ajuda a desabilitar serviços, remover links, desinstalar softwares inúteis e barras de navegador indesejáveis, além de otimizar serviços e desativar a inicialização automática de aplicativos que não precisam carregar junto com o Windows (se preferir, baixe a versão portátil, que pode ser levada num pendrive e usada em qualquer computador).