sexta-feira, 10 de julho de 2020

SIMILARIDADES ENTRE A MEMÓRIA HUMANA (...) ESPAÇO NA MEMÓRIA DOS CELULARES — QUARTA PARTE

EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE FAZER A COISA DIREITO E SER APENAS FRANCAMENTE VULGAR.
Ainda sobre o armazenamento de arquivos na nuvem, seguem algumas sugestões de serviços que oferecem contas gratuitas, que são perfeitamente adequadas as necessidades da maioria dos usuários domésticos, e planos pagos, voltados a quem precisa de mais espaço e funcionalidades extras.

O Dropbox foi lançado em 2007 e se tornou uma solução simples, prática, funcional e pra lá de intuitiva. Quando você o instala no computador, uma pasta é criada e identificada com o nome do serviço. A partir daí, tudo que você arrastar (ou copiar e colar) para dentro dela (ou copiar e colar) será enviado automaticamente para a nuvem. Caso queira ou precise acessar esse conteúdo a partir do smartphone (ou de um tablet), é só baixar o aplicativo (disponível tanto para Android quanto para iOS). E para quem se preocupa com segurança e privacidade pode ficar tranquilo: o serviço codifica todos os arquivos utilizando o protocolo AES de 256-bit, além de dispor de autenticação em dois passos.

O OneDrive é da própria Microsoft e já vem instalado por padrão no Windows desde a edição 8/8.1. O funcionamento é semelhante ao do Dropbox e o suporte abrange praticamente qualquer tipo de arquivo. Sua vantagem está na integração com documentos do Microsoft Office — que podem ser editados, inclusive colaborativamente, e salvos on-the-fly, sem a necessidade de baixar o arquivo para o computador.

O Google Drive é tão bom ou melhor que os concorrentes retrocitados, embora muitos internautas tenham suas reservas devido ao histórico do Google com questões de privacidade. Mas o fato é que ele é um dos serviços mais seguros da atualidade. Demais disso, são 15 GB gratuitos para o usuário guardar o que quiser — note que o espaço é compartilhado entre os vários serviços do Google, como Gmail e Photos, além, naturalmente, do próprio Drive. Como o serviço é multiplataforma, é possível acessar os arquivos armazenados a partir de dispositivos baseados no Windows, macOS, Android e iOS. Além disso, ele é totalmente integrado ao Google Docs, o que facilita a criação e edição de documentos, planilhas e apresentações.

Por último, mas não menos importante, dos serviços de armazenamento que eu pesquisei, o MEGA é o mais generoso em termos de espaço gratuito, com 50 GB para o usuário guardar o que quiser. Ele oferece ainda apps móveis e um cliente desktop que mantém todos os arquivos sincronizados nos demais dispositivos. Tudo é criptografado de ponta a ponta usando o padrão AES.

Para usar o MEGA, acesse o site, clique em "Register", preencha os dados solicitados, marque a opção "I agree with MEGA Terms of Service" e clique no botão "Register", acesse o email que será enviado para endereço que você informar durante o cadastro e clique no link para ser redirecionado à página onde sua conta será criada. Durante a ativação, uma mensagem dizendo que sua chave de criptografia está sendo criada utilizando o movimento do mouse e teclas digitadas será exibida. Se o idioma for o inglês, basta ir até a barra superior onde está "English" e alterar para “português do Brasil".