CRITICAR O QUE ESTÁ MALFEITO É FÁCIL, DIFÍCIL É FAZER MELHOR.
Conforme adiantei no capítulo anterior, é possível editar o Registro do Windows para reincluir o atalho do Painel de Controle no Menu Iniciar — aliás, não só o PC, já que você pode trilhar o mesmo caminho para inserir atalhos que apontem para quaisquer aplicativos. E como o que abunda não excede, torno a lembrar que não se deve fazer qualquer edição manual no Registro sem antes criar um backup da porção desse banco de dados que será objeto da alteração (ou do Registro como um todo) e um ponto de restauração do sistema, conforme foi explicitado na postagem anterior.
Tomadas essas providências, faça o seguinte:
— Abra o Menu Executar, digite “regedit” (sem as aspas) e pressione Enter;
— Na tela do Editor do Registro do Windows, use a coluna à esquerda para navegar por HKEY_CLASSES_ROOT\*\shellex\ContextMenuHandlers;
— Dê um clique direito na pasta ContextMenuHandlers e vá em Novo > Chave e, no campo respectivo, digite o nome Adicionar ao menu iniciar;
— Copie o código {470C0EBD-5D73-4d58-9CED-E91E22E23282} e, na coluna da direita, dê um clique duplo em Padrão, cole o código que você copiou e clique em OK.
— Feche o editor do Registro.
Concluídas essas etapas, localize o aplicativo que você deseja incluir no Menu Iniciar e crie um atalho para ele na Área de Trabalho (conforme já vimos, basta dar um clique direito sobre o arquivo desejado, clicar em Enviar para... no menu suspenso e então selecionar a opção Área de trabalho (criar atalho). Assim, ao clicar em qualquer atalho criado para um arquivo você terá a função “Fixar no menu iniciar”. Clique nela para que o atalho seja “fixado” no Menu Iniciar e depois exclua-o de sua Área de Trabalho.
Se por algum motivo você quiser eliminar o atalho em questão do Menu Iniciar, siga os mesmo passos novamente e apague do Registro a pasta que você criou e nomeou como Adicionar ao menu iniciar.