sexta-feira, 4 de setembro de 2020

SPYWARE E CIBERSEGURANÇA

A VIDA É UM FLUIR INCESSANTE E INCONTROLÁVEL DE INSTANTES.

Assim como o Windows, o sistema operacional do seu smartphone ou tablet pode ter brechas passíveis de serem exploradas por bisbilhoteiros ou criminosos. Por conseguinte, assim como as atualizações críticas e de segurança fornecidas pela Microsoft protegem seu PC (saiba mais nesta postagem), as correções/atualizações disponibilizadas pelo Google (para o Android) ou pela Apple (para iOS) protegem seus dispositivos móveis.

Nos smartphones e tablets os aplicativos costumam ser os grandes vilões, daí ser importante baixá-los somente de fontes oficiais (como a loja do próprio fabricante do sistema ou do aparelho) e atentar para as permissões que eles pedem durante a instalação.

Qualquer que seja a plataforma, o spyware age de maneira dissimulada e é praticamente impossível eliminá-lo “à unha”, a menos que se tenha conhecimentos avançados do assunto e se saiba exatamente onde procurar essas pragas. Portanto, caso você suspeite de infeção no seu aparelho, varra o sistema com um antimalware; se não resolver (nem sempre é possível neutralizar a ameaça), crie um backup de seus arquivos importantes e de difícil recuperação e reinstale o Windows no computador — ou resete seu dispositivo móvel — e mude suas senhas de email, netbanking, Facebook etc.

ObservaçãoNo caso de tablets e smartphones baseados no Android, acesse Configurações, selecione Backup e reset e escolha redefinir dados de fábrica. No iOS, selecione Configurações > Geral > Redefinir > apagar todo conteúdo e configurações.

A melhor defesa contra o spyware e outros malwares é contar com um arsenal de defesa responsável. Adicionalmente, deve-se evitar abrir emails de remetentes desconhecidos e baixar arquivos sem antes certificar-se da idoneidade da fonte. Igualmente importante é não seguir links sem verificar para onde eles realmente levam (na dúvida, não clique).

Lembre-se: em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.