sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS... PARTE IX

A MATEMÁTICA É A ÚNICA CIÊNCIA EXATA EM QUE NUNCA SE SABE DO QUE SE ESTÁ A FALAR NEM SE AQUILO QUE SE DIZ É VERDADEIRO.

Diversos artigos na Web sugerem apagar os arquivos Pagefile.sys e Swapfile.sys como forma de recuperar espaço no HDD. Eu, particularmente, não recomendo. Falta de memória, seja ela física ou de massa, se resolve instalando mais memória

Ainda assim, fazer uma faxina em regra no disco rígido pode ajudar um bocado. Comece deletando apps inúteis e despachando para a nuvem (drive virtual), para um pendrive, HD externo ou mídia óptica aquela batelada de músicas, fotos e arquivos multimídia que você coleciona desde o tempo em que os Demônios da Garoa ainda eram capetinhas. Ao final, reinicie o computador, rode a Limpeza do Disco, corrija os erros e execute a desfragmentação dos dados (mais detalhes nesta sequência de postagens).

Observação: A despeito de o preço da RAM ter despencado ao longo dos anos — quando a Intel introduziu o conceito de memória virtual em seus processadores 386, pagava-se cerca de US$ 50 por dois megabytes de RAM ; hoje, pelo mesmo valor, é possível comprar um módulo de 8 GB —, a maioria dos PCs de entrada de linha integra, atualmente, 4 GB de RAM, quando o ideal de 6 GB e 8 GB. Portanto, sugiro não alterar os parâmetros da memória virtual nem — muito menos — desabilitá-la para recuperar alguns gigabytes de espaço. Se a faxina não for suficiente, instale um segundo drive no seu desktop ou conecte um drive USB ao seu notebook.

Led indicativo da atividade do HDD sempre acesso (ou piscando o tempo todo) e sistema demasiadamente lento sugerem que a memória RAM está sobrecarregada e o Windows, paginando demais. Considere a possibilidade de fazer um upgrade RAM ou trocar o PC por um modelo com pelo menos 4 GB dessa memória (melhor ainda se puder pagar por um modelo que venha com 8 GB). Se ainda assim você quiser alterar os parâmetros do arquivo de paginação, faça o seguinte:

1) Abra o Painel de Controle, clique em Sistema" e, na porção direita da tela, clique em Configurações avançadas do sistema”;

2) Na janela seguinte, selecione a aba Avançado e, em Desempenho, clique em Configurações;

3) Na próxima janela, selecione a aba Avançado;

4) No campo Memória Virtual, clique em Alterar para acessar o Gerenciador de Memória Virtual, onde você poderá redefinir o tamanho do arquivo de troca, alterar a unidade em que ele está localizado e até mesmo deletá-lo (volto a insistir que eu não recomendo adotar essa medida, pois mesmo máquinas com muita RAM, como 16 GB, desabilitar a memória virtual pode causar problemas).

5) Desmarque a opção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades, selecione a unidade que contém o arquivo de paginação — que geralmente é a partição na qual o sistema está instalado —, marque a opção Tamanho personalizado e preencha os campos Tamanho inicial e o Tamanho máximo com os valores desejados e confirme em Definir.

Observação: Note que é preciso logar-se como administrador (se você estiver usando uma conta de usuário comum, o sistema pedirá uma senha de administrador, mas não lhe permitirá alterar as configurações (os campos respectivos estarão acinzentados).

Se o computador integra dois drives de disco, mudar o arquivo de paginação para a segunda unidade ajuda a desafogar a principal, e aumentar o espaço que o swap-file aloca pode ser útil quando há pouca memória física e o usuário roda programas “pesados”. Mas não faz sentido definir um latifúndio de espaço (20 GB, p.ex.), mesmo porque o sistema dificilmente fará uso dele. De novo: falta de memória se resolve instalando mais memória. Paliativos (como o ReadyBoost) até ajudam, mas não solucionam o problema.

Via de regra, não é preciso reiniciar o computador após aumentar o tamanho do swap-file, mas a reinicialização é necessária em caso de redução. Note que basta seguir os passos acima para desabilitar o arquivo de paginação, mas, de novo, só o faça se seu computador dispuser de 8 GB de RAM. Em tese, ele ficará mais rápido, a menos que você trabalhe com programas pesados, como aplicativos de edição de vídeos ou manipulação de gráficos em alta resolução. Em sendo o caso, deixe o gerenciamento do swap-file a cargo do próprio sistema.

No mais, a regra é clara: evite alterar ou apagar arquivos terminados em .sys — extensão que vem de “system” (sistema) —, pois modificações indevidas ou malsucedidas podem acarretar sérios problemas. Quando não há mais espaço na RAM, o Windows armazena os dados no Pagefile.sys; se esse arquivo for apagado e houver pouca memória física instalada, o computador tente da “congelar” quando e se você executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Já o Swapfile.sys tem por função armazenar os arquivos abertos na memória RAM quando o Windows entra em hibernação (mais detalhes nesta sequência de postagens).

Continua.