NÃO HÁ OUTRO INFERNO PARA O HOMEM ALÉM DA ESTUPIDEZ OU DA MALDADE DOS SEUS SEMELHANTES.
A criptografia do Win10 também uma alternativa interessante (e funciona nas versões 8/8.1 e 7) para proteger arquivos e pastas. Mas tenha em mente que ela está ligada à sua conta do Windows — ou seja, os arquivos são desencriptados automaticamente quando você faz o login no sistema, e qualquer pessoa que tenha acesso ao computador enquanto a sessão estiver em curso pode xeretar os arquivos que você protegeu.
Se isso não for um problema para você, clique com o botão direito do mouse no ícone do arquivo ou pasta que deseja encriptar, selecione Propriedades > Avançados, marque a opção Criptografar o conteúdo para proteger os dados e clique em OK. Na tela que será exibida em seguida, opte por criptografar toda a pasta — desse modo, qualquer arquivo que adicionar a essa pasta (junto à qual você verá um pequeno cadeado amarelo) será criptografado automaticamente.Para evitar modificações ou exclusões acidentais de arquivos, pastas e unidades sensíveis ao funcionamento do computador, o Windows mantém esses itens ocultos, mas não nos impede de alterar essa configuração a qualquer tempo.
Esse ajuste é feito através da janela das Opções de Pasta, que pode ser acessada de diversas maneiras. A mais simples, a meu ver, consiste em abrir uma pasta qualquer, clicar na aba Exibir, depois em Opções e, na guia Modo de Exibição. Aí é só marcar ou desmarcar as opções respectivas (oriente-se pela figura 1 da imagem à esquerda), clicar em Aplicar e confirmar em Ok.
Note que é possível ocultar ou exibir itens específicos
pelas opções Itens ocultos e Ocultar itens selecionados (figura 2
da imagem à esquerda), bem como ocultar ou exibir um arquivo ou uma pasta dando
um clique direito sobre o ícone respectivo, clicando em Propriedades e,
na seção Atributos, marcando a opção Oculto, clicando em Aplicar
e confirmando em OK.