quinta-feira, 6 de maio de 2021

WINDOWS 10 BUILD 2101 — PRIMEIRA GRANDE ATUALIZAÇÃO DE 2021

ENQUANTO A IGNORÂNCIA FOR GRATUITA E A CIÊNCIA, DISPENDIOSA, HAVERÁ MAIS IGNORANTES QUE SÁBIOS.

Conforme eu publiquei no post de sete de abril, esperava-se para este mês de maio o primeiro dos dois updates anuais de conteúdo que a Microsoft vem disponibilizando desde o primeiro aniversário do Windows 10 (que foi lançado em 2015 como serviço). Também como antecipei naquela oportunidade, esse update não trará grandes mudanças na interface do sistema nem será especialmente pródigo em novas funcionalidades. 

Via de regra, a primeira das duas atualizações anuais — que são liberadas entre os meses de abril e maio e setembro e outubro, respectivamente — implementa modificações visuais e de usabilidade, ao passo que a segunda foca atualizações de bastidores, correções de falhas e otimizações em geral. Neste ano, porém, a Microsoft não só inverteu esse cronograma como antecipou algumas das novidades (que não são muitas) através de patches pontuais, que foram liberados ao longo dos últimos meses.

Volto agora ao assunto porque o patch que instalará a versão 21H1 foi finalizado no finalzinho de abril e deve começar a ser distribuído via Windows Update já nesta semana ou na próxima. Mas as tão esperadas modificações visuais — como menus exibidos em janelas flutuantes, por exemplo — devem vir somente no final do ano, com o pacote 21H2 (ou Windows 10 Sun Valley). De momento, o maior destaque fica por conta de um feed de notícias personalizado, acessível a partir da Barra de Tarefas que a Microsoft deve liberar em etapas, contemplando incialmente usuários das versões 1909 e posteriores que instalaram a atualização cumulativa lançada no mês passado.

Essa novidade criará um ícone na área de notificação do sistema (na extremidade direita da Barra de Tarefas, junto ao relógio), que pode exibir a temperatura em tempo real. Clicando nesse ícone, você terá acesso à previsão do tempo e notícias de seu interesse — como a cotação da Bolsa e a situação do trânsito, entre outras que você pode configurar a seu gosto, e até mesmo dar sumiço ao botão, caso queira, através da janela das configurações do sistema.

O grande diferencial, digamos assim, é que clicar numa notícia leva a uma página do Microsoft News que exibe apenas o conteúdo respectivo, e não o site do veículo. Segundo a empresa de Redmond, a novidade se vale do machine learning  para “aprender” as preferências dos usuários e recomendar conteúdo de mais de 4,5 mil fontes, incluindo BBCThe New York Times e The Verge (ainda não se sabe ao certo quais veículos serão destacados no Brasil).

Como tem feito nos últimos anos, a Microsoft distribuirá a versão 21H1 de modo progressivo, via Windows Update, mas já disponibilizou uma imagem do Win10 com o May 2021 Update incluído (escolha a build Windows 10 19043.928 no momento do download), só que com acesso restrito aos participantes do Windows Insider.