quinta-feira, 22 de julho de 2021

DE VOLTA AO DESLIGAMENTO DO COMPUTADOR

O AMOR NÃO É AQUILO QUE ENTRA NA SUA VIDA E MUDA TUDO. O NOME DISSO É FAXINEIRA NOVA.

Até a virada do século, reinava absoluto o padrão AT para gabinetes, placas de sistema e fontes de alimentação que a Intel criou em meados dos anos 1980. Naqueles tempos, desligar "corretamente" o PC exigia fechar os aplicativos, encerrar o Windows, aguardar a exibição da mensagem "Seu computador já pode ser desligado com segurança" e só então mudar o "power switch" (interruptor de energia do gabinete) para a posição "desligado". 

Com o advento do padrão ATX — também desenvolvido pela Intel e utilizado até hoje —, um comando em nível de software passou a executar essa sequência de tarefas, permitindo aos fabricantes eliminar do gabinete os botões "reset" e "turbo" — o primeiro servia para reiniciar o PC e o segundo, para reduzir a frequência de operação da CPU, de modo a permitir a execução de programas ainda mais antigos — e introduzir o botão liga/desliga padrão "soft touch".

Observação: Pressionar o botão de energia produz o mesmo efeito que obtemos quando clicamos na opção "Desligar" do menu Iniciar. Aliás, manter o botão pressionado por cerca de 5 segundos força o desligamento do computador "na marra", mas tenha em emente que esse recurso só deve ser usado quando e se o sistema deixar de responder e não for possível desligar o aparelho de outra maneira.

Lançado em meados de 2009 com pompa e circunstância dignas do nascimento de um príncipe-herdeiro, o Win7 reconquistou a simpatia dos usuários que, iludidos pelo canto da sereia, trocaram o XP pelo malsinado Vista. Foi também o pioneiro a permitir a redefinição da ação do botão de energia — novidade muito bem recebida por usuários de portáteis, já que a opção "nada a fazer" foi sopa no mel para usuários de notebooks cujo posicionamento do botão "power" propiciava o acionamento acidental e, consequentemente, o desligamento involuntário do aparelho (note que essa reconfiguração não afeta o desligamento forçado do computador mediante o pressionamento do botão por cerca de 5 segundos).

Vale lembrar que o Seven foi lançado meses antes de as vendas de computadores portáteis superarem as de modelos de mesa pela primeira vez, e que muitos recursos pensados inicialmente para notebooks foram incorporados mais adiante aos desktops. A hibernação é um bom exemplo, como veremos mais adiante.

Voltando ao botão de energia, podemos reprogramá-lo no Windows 10 clicando em Iniciar > Configurações > Sistema > Energia e Suspensão > Configurações de energia adicionais > Escolher as funções dos botões de energia e selecionando a opção desejada. A opção Desligar, que é padrão, dispensa explicações. "Nada a fazer" torna sem efeito o acionamento do botão (lembrando que nos notebooks é possível vincular as opções de desligamento ao fechamento da tampa).

Continua na próxima postagem.