sábado, 24 de julho de 2021

O MISTERIOSO CASO DE JOICE HASSELMANN


Joice Hasselmann  segunda deputada federal mais votada do país em 2018 e ex-líder do governo na Câmara, mas que rompeu com a Famiglia Bolsonaro em 2019, após ataques dos filhos do presidente nas redes sociais  pode ter sido vítima de um atentado dentro de seu apartamento funcional. 

Em entrevista ao SBT, ela disse que dormiu enquanto assistia televisão em seu quarto, na noite do último sábado, e que despertou na manhã de domingo em meio a uma poça de sangue. Disse ainda que foi socorrida pelo marido — o neurocirurgião Daniel França, que costuma passar os fins de semana em Brasília — e que não havia sinais de arrombamento nem vestígios da presença de outras pessoas além deles dois (que dormem em quartos separados porque ele ronca) e de seus três gatos.

Com o rosto cheio de ferimentos, a deputada achou que havia sofrido algum tipo de acidente vascular. Depois de ver cortes no rosto, no entanto, percebeu tratar-se de algo mais sério: “Fui internada no ano passado com um princípio de infarto que acabou não se concretizando. Achei que o acidente tivesse algo a ver com isso e eu acabei caindo e batendo o nariz. quando estava me limpando vimos o corte profundo no queixo e percebemos que não foi uma queda”, disse ela à colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Joice sofreu traumas nos joelhos, costelas, ombro e nuca, cinco fraturas na face, outra na coluna e pelo menos dois dentes quebrado. Ela afirma que não se lembra do que ocorreu, mas descarta a possibilidade de violência doméstica. "De maneira muito canalha, estão tentando desviar o foco e colocar o meu marido em suspeição. Quem me conhece e conhece o Daniel sabe que é mais fácil eu dar uma sova nele do que ele ousar levantar a mão para mim. [...] Meu marido foi a primeira pessoa a me socorrer, a exigir que eu fizesse as tomografias [...] O Dr. Kalil me ligou assustado e falou 'o que é isso?'. Era algo inimaginável. Conversei com médicos e tentamos fazer uma reconstituição. Não descarto nenhuma possibilidade. Não vou acusar quem já me ameaçou, seria irresponsável. Pode ser que eu tenha caído? Bom, seria um caso único na história. Os ferimentos não eram compatíveis com uma queda."

Pelo fato de o caso envolver uma deputada federal e ter ocorrido num apartamento sob responsabilidade da Câmara, a investigação fica a cargo da Polícia Legislativa. Questionada sobre se havia algum funcionário em seu apartamento naquele dia, Joice disse que conta agora com dois seguranças noturnos dentro do apartamento funcional e que exigiu a colocação de câmeras de segurança em todas as entradas do prédio. "Raramente funcionários passavam a noite no meu apartamento. Depois do acontecido tenho dois [passando a noite], um, inclusive, armado. Os seguranças do departamento de polícia me escoltam a todo lugar desde que começaram as ameaças de morte, mas só no deslocamento, não ficam no apartamento".

Joice se diz "acostumada" a receber ameaças desde que ingressou na vida pública. Um dos casos mais emblemáticos aconteceu quando recebeu uma cesta de presente em casa e, ao abrir, encontrou uma cabeça de porco com um bilhete ameaçador. "Essa covardia se alimenta porque a legislação não pune crime de ameaça. No último ano e meio fui ameaçada de tudo que você pode imaginar. Morte, estupro, espancamento, ameaçaram minha família. São ameaças constantes, tão constantes que passaram a fazer parte da vida. É horrível dizer isso, mas vira 'ok, estão me ameaçando de morte de novo'. E não existe prisão para isso. É um absurdo. Sou ameaçada todo dia, a polícia já sabe e faz o monitoramento."

Ao levar a reportagem ao local em que acordou ferida, a deputada mostrou o cômodo onde estava o marido naquela noite e reiterou que ele a levou para o quarto, fez curativos e ministrou os remédios. Ela insiste que tentarem envolvê-lo no episódio é criar uma cortina de fumaça para que não se descubra a verdade. "Se [o agressor] fosse meu marido, filho, pai ou irmão, eu teria denunciado e colocado na cadeia. Qualquer um que me conhece minimamente sabe dissoDesta vez, sem um médico em casa, eu poderia ter morrido. Fico sozinha muitas vezes, meu marido viaja para fazer operações. Fico eu e meus três gatos. Imagina o que poderia ter acontecido? Isso serve de alerta para que a segurança seja reforçada, especialmente nos apartamentos das mulheres [...] Mas eu não paro. Daqui uma semana estarei em cima do salto andando pelo Congresso. Não desisto nunca", concluiu.

Em entrevista ao UOL News, Joice afirmou que "um jornalista ligado ao GSI informou que a pasta está procurando um carro para soltar a informação de que a deputada se machucou em acidente de carro e criou narrativa de suposto atentado". Ao rebater a declaração, o genera Augusto Heleno disse: "Lamento os ferimentos da Dep Joice Hasselmann. Quanto à informação que divulgou sobre o GSI, deve ser perturbação consequente da pancada que levou na cabeça. Espero que melhore!".

A conferir o resultado das investigações.