quinta-feira, 9 de setembro de 2021

DE VOLTA AO WINDOWS 11 (PARTE 3)

A CIÊNCIA CONSISTE EM SUBSTITUIR O SABER QUE PARECIA SEGURO POR UMA TEORIA, OU SEJA, POR ALGO PROBLEMÁTICO.

Ainda sobre o Win11, cumpre salientar que a nova versão já pode ser baixada e instalada de forma legal como uma ISO oficial. Antes, a instalação só podia ser feita por intermédio do Windows Update e exigia do usuário a configuração manual por esse sistema. Com a chegada do Insider Preview Build 22000.160, a Microsoft liberou a instalação com DVDs ou imagens montadas em pendrives.

Observação: A nova Build traz um novo aplicativo do relógio já preparado para o Focus Sessions, que inclui algumas opções para evitar a perda de concentração durante uma atividade importante de trabalho.

Antes de prosseguir, cabe fazer uma breve contextualização: Da mesma forma que os (hoje arcaicos) CDs e DVDs, uma imagem ISO é composta por um agrupamento de arquivos. A principal diferença é que ela dispensa uma mídia física (embora seja possível criar cópias ISO de mídias físicas como forma de backup). Em outras palavras, você pode compartilhar software e até mesmo sistemas operacionais inteiros usando uma rede local ou a Internet — afinal, hoje a grande maioria dos programas de gravação de disco suportam esse tipo de arquivo e é fácil criar um ambiente virtual para usá-lo. Mas note que, ao contrário dos arquivos .ZIP, a imagem ISO não é comprimível. Isso significa que o tamanho do arquivo será o mesmo do CD ou DVD.

Observação: Imagens ISO são usadas apenas pelo Windows; o Mac OS X é compatível apenas com o formato CDR, que tem as mesmas funções e características do ISO.

Para criar uma imagem ISO a partir de uma mídia física já existente ou com um grupo de arquivos do computador, você precisará de ferramentas como o Free DVD ISO Burner e o Free ISO Creator (ambos gratuitos). Também é possível acessar esse tipo de arquivo sem queimar um CD ou DVD, pois há programas que criam um emulador virtual para a imagem ISO — como o Virtual CloneDriver.

As ISOs vão possibilitar uma instalação limpa — que envolve formatação e perda de dados, mas implica menos chance de deixar rastros indesejáveis da versão anterior — ou apenas uma atualização que manterá arquivos e programas atuais. Concluída a etapa de configuração, o aplicativo Get Started detalha, num breve editorial, como fazer ajustes mais rápidos na máquina.

Para baixar as novas ISOs oficiais do Windows 11, é só acessar o site da Microsoft, mas convém ter em mente que essa não é a versão final e, portanto, ainda pode conter falhas, bugs e incompatibilidades.

Um desenvolvedor conhecido como Blue Edge criou uma interface do Win11 em versão web. O site é embarcado com as características mais marcantes do novo sistema, tais como Menu Iniciar centralizado, cantos arredondados, widgets e até uma versão funcional (mas limitada) do navegador Edge.

Ao acessar a página, o internauta se depara com a área de trabalho do novo SO e seu indefectível papel de parede, e a partir daí tem acesso rápido às principais funções do projeto — que não são muitas, por enquanto. Algumas áreas, porém, continuam inacessíveis, como o Explorador de Arquivos.

Segundo a descrição no GitHub, o projeto foi desenvolvido como qualquer aplicação web, com uso de React, CSSJavaScript, e Blue Edge comenta que sua "versão web” levou quase duas semanas para ser construída, e que foram gastos seis dias somente em programação.