quinta-feira, 2 de setembro de 2021

MARCAR PARA NÃO ESQUECER

HÁ PESSOAS QUE, SE FOREM USAR UM APITO, PRECISAM AMARRAR UM BARBANTE PARA SABER DE QUE LADO DEVEM SOPRAR.

A Internet distrai e abstrai. Daí abrimos o navegador com um propósito, sermos desviados da rota e irmos parar do outro lado do mundo. Para evitar que isso ocorra, bastaria nos atermos ao trajeto previamente estabelecido. Se algum conteúdo que surgisse pelo caminho nos despertasse a atenção, sempre poderíamos voltar a ele mais tarde.

Como ninguém revogou a Lei de Murphy, quando conseguimos lembrar o que nos chamou a atenção, já não lembramos em qual esquina do mundo virtual isso aconteceu. 

Vasculhar o histórico do navegador poderia ajudar, mas a prudência recomenda navegar anonimamente ou configurar o browser para apagar os rastros de navegação ao final de cada sessão. Recorrer aos Favoritos (ou Bookmarks) não só desvirtuaria a finalidade desse recurso, como também produziria um inchaço indesejável na pasta que armazena os URLs das webpages que acessarmos com maior frequência (volto a esse assunto mais adiante).

Para quem acha que manter à mão um "risque-rabisque" e uma caneta é "cringe", tanto o Google Chrome quanto o Microsoft Edge Chromium oferecem cada qual uma solução para esse problema, mas que a maioria das pessoas não usa por simples desconhecimento. Vamos aos detalhes.

No Chrome, basta navegar até o site ou webpage que se deseja revisitar posteriormente, clicar no ícone da estrela (na extremidade direita da barra de endereços) e, na janelinha que será exibida, selecionar a opção "Adicionar à lista de leitura" (note que também é possível adicionar a página em questão aos Favoritos, bastando para isso clicar na opção correspondente). 

Feito isso, quando houver tempo e jeito de analisar o conteúdo em questão com a devida atenção, basta clicar no botão "Lista de leitura" (figura 1) e no item armazenado (figura 2).

No Edge, é possível criar um atalho para a página tanto no menu Iniciar quanto na Barra de Tarefas do Windows, a gosto do freguês. 

Para isso, basta navegar até a página desejada, clicar nos três pontinhos (no canto superior direito da janela do navegador), pousar o cursor do mouse sobre a opção "Mais ferramentas" e selecionar "Fixar na barra de tarefas" ou "Fixar no Menu Iniciar", conforme o caso (oriente-se pela figura 3).

Falaremos dos Favoritos (ou Bookmarks) na próxima postagem.