terça-feira, 16 de novembro de 2021

AINDA SOBRE RELÓGIOS, PULSEIRAS E QUE TAIS - FINAL

CONFIE, MAS CONFIRA.

Conforme eu mencionei nos capítulos anteriores, os ponteirinhos do coronógrafo de relógios a quartzo têm o péssimo hábito de ficar desalinhados depois que a bateria é substituída, e os relojoeiros de fancaria têm o péssimo hábito de não os reconfigurar. Felizmente, trata-se de um problema fácil de resolver.

O roteiro a seguir é genérico e se aplica a qualquer cronógrafo. Pode haver pequenas variações, conforme a marca e/ou o modelo do relógio. Mas eu realizei esse ajuste diversas vezes e logrei êxito em todas elas, ainda que através da tentativa e erro em um ou dois casos.

Para facilitar a compreensão, sugiro acompanhar o tutorial tomando como exemplo a figura que ilustra esta postagem, onde o reloginho dispõe de pequenos mostradores (A, B e C) e dois botões, um acima (1) e outro abaixo (2) da coroa. 

Alguns modelos têm apenas dois pequenos mostradores, calendário duplo ou nenhum calendário; outros podem exibir as marcações de maneira diversa; enfim, você precisará adaptar as instruções a seu caso específico. Dito isso, vamos em frente:

mostrador A indica se a hora marcada pelos ponteiros principais se refere ao período entre meia-noite e meio-dia (AM) ou entre meio-dia e meia-noite (PM). Como já foi dito, isso é útil quando acertamos a hora, pois o calendário deve mudar à meia-noite, não ao meio-dia. Então, se o seu cronógrafo dispõe de calendário e conta com esse mostrador, oriente-se por ele ao acertar a hora.

No relógio da foto, o ponteiro dos segundos (do mostrador principal) é independente do cronógrafo e dá uma volta completa enquanto o ponteiro grande (“dos minutos”) avança uma casa (aliás, sugiro sincronizá-los, conforme foi explicado no capítulo anterior). Nesse modelo, a contagem de tempo feita pelo cronógrafo é exibida pelos mostradores B e C, que marcam, respectivamente, os segundos cronometrados e os minutos acumulados (até o total de 30, mas alguns cronógrafos acumulam 60, 90 ou mais minutos).

Acionar o cronógrafo é muito simples. Na maioria dos cronógrafos, um toque no botão 1 dispara a contatem do tempo e um segundo toque a interrompe. O botão 2 “zera” os mostradores, ou seja, retorna os ponteiros de B e C à posição original (como eles estão na foto). E o mesmo se aplica ao ponteiro “dos segundos” — se for ele o encarregado de cronometrar o tempo, será ele que deverá retornar à marca das 12 horas quando o botão 2 for pressionado.

Normalmente, a substituição da bateria faz com que tanto o ponteiro que cronometra os segundos quanto o do contador de minutos fiquem desalinhados, mas o mostrador A não é afetado, pois seu ponteiro se movimenta em conjunto com os ponteiros principais (que marcam as horas e os minutos). Então, para dar início à sincronização dos demais (do contador dos segundos e do acumulador de minutos), faça o seguinte:

1 — Puxe a coroa até o segundo clique — ou seja, até a posição em que ela movimenta os ponteiros principais.

ObservaçãoVolto a salientar que coroas “de rosca” devem ser desatarraxadas antes de ser puxadas até o primeiro ou segundo clique (nos relógios com calendário, a coroa tem dois estágios; o primeiro ajusta a data e o segundo, o horário). Igualmente importante é tornar a rosquear a coroa após os ajustes, para evitar que a estanqueidade da caixa seja prejudicada.

2 — Com a coroa na posição de ajuste das horas, pressione simultaneamente os botões 1 e 2 e mantenha-os pressionados até que o ponteiro do cronógrafo dê uma volta completa (no nosso exemplo, é o ponteirinho do mostrador B, mas em outros modelos essa função compete ao ponteiro dos segundos do mostrador principal (nesse caso, ele só se movimenta quando o cronógrafo é acionado).

Observação: Em alguns relógios, o ponteiro do cronógrafo (seja o grande, seja o do mostrador B) pode não responder a esse comando. Se isso ocorrer durante o ajuste, desconsidere esse passo e siga adiante.

3 — Pressione o botão 1 e repare que o ponteiro do cronógrafo irá avançar pelas casas — uma por vez se você der toques rápidos e consecutivos no botão ou rapidamente se ele for mantido pressionado. Fique atento para interromper esse avanço quando o ponteiro alcançar a posição de repouso — sobre o marcador 60 no nosso exemplo, ou na posição das 12 horas se a cronometragem ficar a cargo do “ponteiro dos segundos” do mostrador principal.

4 — Repita o procedimento com o botão 2 e atente para o mostrador do acumulador de minutos. O ponteiro pode saltar casa a casa ou se mover rapidamente (vai da maneira como pressiona o botão), mas o importante é levá-lo até a posição de repouso — que no nosso exemplo corresponde ao número 30 do mostrador C.

Concluídos os ajustes, pressione a coroa contra a caixa (e torne a atarraxá-la se ela for de rosca), dispare o cronógrafo, deixe o ponteirinho dar duas ou três voltas (para que o acumulador de minutos registre alguma coisa), torne a pressionar o botão 1 para interromper a cronometragem e acione o botão 2 para resetar os marcadores.

Se os ponteirinhos não ficarem perfeitamente alinhados, refaça o ajuste até obter o resultado desejado — e mude de relojoeiro quando precisar substituir novamente a bateria.