quinta-feira, 11 de novembro de 2021

AINDA SOBRE RELÓGIOS, PULSEIRAS E QUE TAIS — OITAVA PARTE

QUANDO UM POLÍTICO NÃO SE ELEGE, É PORQUE FALTARAM VOTOS.

No jargão da relojoaria, o mecanismo interno do relógio se chama calibre, o anel que circunda o mostrador recebe o nome de bisel (ou de catraca, se for rotativo), cristal denomina a proteção que recobre o dial (ou mostrador) e as funções acessórias (como calendário, fases da lua etc.) são conhecidas como complicação. O botão lateral que serve para dar corda e acertar a hora e o calendário atende por coroa, e o tempo durante o qual o mecanismo permanece funcionando sem precisar de corda é denominado reserva de marcha.

Modelos próprios para a prática de esportes aquáticos (inclusive mergulho com ou sem tanque de ar) são à prova d'água (detalhes mais adiante), ao passo que os identificados como "WR" (de water resist ou residente a água) suportam apenas respingos (como quando lavamos as mãos ou tomamos uma chuva leve). Já o termo magnetização remete à influência nefasta de campos magnéticos — como os gerados por televisores, celulares, placas de indução, caixas de som etc. — exercem sobre a mola de barrilete dos relógios de movimento mecânico (modelos a quartzo raramente são afetados).

Na maioria das vezes o relógio volta a funcionar normalmente quando a influência do campo magnético cessa, mas pode acontecer de ele continuar adiantando se o tempo de exposição superar 15 minutos (para saber se seu relógio está magnetizado, coloque-o ao lado de uma bússola; se o ponteiro se mover de modo desordenado, procure um relojoeiro de confiança ou resigne-se a acertar a hora frequentemente).

Como foi dito, a precisão dos modelos a quartzo (de boa estirpe) supera em muito a dos modelos mecânicos. Claro que a coisa muda de figura quando falamos do estado da arte da alta relojoaria suíça, embora a Rolex considere tolerável uma variação entre -4 e +6 segundos/dia (eu testei o meu e o resultado foi +3,6, o que é bom, mas meu Omega Seamaster Diver (GoldenEye 007) anda pari passu com o relógio do Windows — que eu mantenho sincronizado com o relógio atômico de césio 133 do Observatório Nacional).

Para acertar a hora, tanto num relógio mecânico quanto movido a quartzo, puxar a coroa e a girá-la no sentido horário ou anti-horário adianta ou atrasa os ponteiros. Devemos acertar o relógio movendo os ponteiros no sentido horário, de modo que as engrenagens e outros mecanismos internos funcionem da maneira para a qual foram projetados.

Se precisão for importante para você, pare a máquina quando o ponteiro dos segundos estiver sobre a marca das 12 horas, adiante o relógio um minuto em relação ao horário exibido pelo relógio atômico e pressione a coroa (para que a máquina volte a funcionar) somente quando o marcador dos segundos (do relógio atômico) zerar.

Em alguns modelos próprios para esportes aquáticos, a coroa costuma ser "de rosca". Isso evita que ela seja puxada acidentalmente — o que poderia parar a máquina, "desacertar" a hora ou, pior, propiciar a entrada água na caixa durante um banho de mar, p. ex. Daí ser preciso primeiro girar a coroa no sentido anti-horário até que ela "salte para fora" por efeito de uma mola estrategicamente posicionada, e só então puxá-la para engatar os mecanismos que permitem dar corda, acertar a hora e ajustar o calendário. 

As pulseiras (ou braceletes) tendem a acumular sujeira (suor, células mortas de pele, etc.), devendo ser limpas de tempos em tempos. As de borracha, mais comuns nos modelos à prova d'água, podem ser lavadas com água e detergente neutro e devem ser inspecionadas meticulosamente, pois as inevitáveis rachaduras tendem a evoluir para rasgo no pior momento. E isso pode nos custar o relógio.

Pulseiras de couro não devem ser molhadas nem entrar em contato com colônias, perfumes, filtro solar e que tais. Para evitar o ressecamento do couro, besunte a pulseira, de tempos em tempos, com óleo para bebê (tipo Johnson). As de metal (aço, plaquê de ouro, ouro ou platina) podem ser polidas com uma flanela ou pano macio — caso estejam muito arranhadas, use um polidor de metais (como Brasso) ou recorra a um relojoeiro de confiança (se você encontrar um). 

Observação: Nos modelos de aço, o suor e a salinidade da água do mar fazem com que os pinos que prendem os elos e o fecho enferrujem, e como ninguém revogou a Lei de Murphy, a gente só se dá conta quando a pulseira se abre e o relógio cai do braço. Foi assim que eu perdi um Seiko próprio para mergulho — que dorme com os peixes há mais de 40 anos.

Falando em mar, peixes e afins, a maioria dos relógios atuais é resistente à água (water resist). Isso significa que ele pode ser submetido a respingos d'água — como quando lavamos as mãos ou somos apanhados por uma chuva moderada, por exemplo. Mas lavar o carro, tomar banho de chuveiro ou entrar no mar ou na piscina com o relógio no pulso, só se ele for à prova d'água (water proof).

Essa informação vem gravada no fundo da caixa (tampa) e/ou no mostrador. Vale lembrar que a pressão exercida pela água aumenta à razão de uma atmosfera a cada 10 metros de profundidade; quanto fundo mergulharmos, maior será a pressão e, consequentemente, o risco de entrar água pela junção do vidro com a caixa, pelo retentor da tige (“eixo” da coroa) ou pela tampa traseira.

Para "valorizar" seus produtos, os fabricantes marcam como WR 30m (ou 100ft, ou 3atm) modelos que mal suportam uma garoa. Isso leva consumidores desinformados a achar que podem entrar com eles na piscina, no mar, ou mesmo mergulhar até a profundidades de até 30 metros (embora a maioria de nós não mergulhe nem numa banheira).

Para praticar esportes aquáticos como natação ou mergulho sem tanque de ar, invista num modelo WR 100m (ou 300ft, ou 10atm) com coroa rosqueada (vide tabela que ilustra esta postagem). Ainda assim, tire-o do pulso ao tomar banho quente, hidromassagem, sauna e afins. E, de novo: o oxigênio presente nas moléculas de água causa a oxidação do metal, e o sal acelera ainda mais esse processo. Mesmo que a caixa do seu relógio "de mergulho" seja de aço, titânio, ouro ou platina, o fecho e os pinos da pulseira sofrem os efeitos da corrosão.

Continua...