SER BOM O SUFICIENTE É MAIS DO QUE ACEITÁVEL, E
PERCEBER ISSO NOS LIVRA DA PRESSÃO DA BUSCA INCESSANTE PELA PERFEIÇÃO.
LEMBRE-SE: O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM.
É possível reatribuir à tecla F8 a função que ela exercia nas versões do Windows anteriores ao Win8.1, qual seja de interromper o boot e convocar o Modo de Segurança. Para isso, abra o Prompt de Comando com privilégios de Administrador,
digite “bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy” (sem aspas), pressione Enter, digite "exit" (sem aspas)" para sair do Prompt e reinicie o computador.
Observação: Note que os boots subsequentes (falo dos normais) irão demorar um pouco mais, até porque a ideia é a retardar a inicialização de modo a possibilitar a ação da tecla F8. Caso queira desabilitar o acesso ao Modo de Segurança via tecla F8, torne a abrir o Prompt como administrador, escreva “bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard” (sem aspas), tecle Enter, encerre o programa e reinicie o computador.
No Win XP, o command.com do velho MS-DOS, presente nas edições 3.x e 9x/ME, deu lugar ao cmd.exe. Na prática, o DOS foi reduzido a um interpretador de linha de comando (útil apenas em procedimentos de manutenção e outras tarefas específicas). Ao lançar o Win 8, a Microsoft substituiu o prompt tradicional pelo Power Shell, mas o modelo antigo pode ser acessado até hoje pelo menu Executar (basta digitar cmd.exe e teclar Enter).
Se você quiser restabelecer a condição de interpretador padrão do velho Prompt, clique em Iniciar > Configurações > Personalização > Barra de tarefas e desligue o botão ao lado de Substituir Prompt de Comando pelo Windows PowerShell no menu quando eu clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar ou pressionar Windows + X.
Observação:
Note que nem todos os comandos que funcionavam no command.com das versões 3.x/9x/ME funcionam no cmd.exe das versões XP/Vista/7 ou no PowerShell do Win10. E vice-versa (esta postagem traz diversas informações sobre o MS-DOS e esta, sobre o Windows Power Shell).
Veremos no próximo capítulo como acessar o modo de segurança nos smartphones — que são microcomputadores ultraportáteis e, a exemplo de seus irmãos maiores, controlados por um sistema operacional sujeito instabilidades, panes e travamentos causados por apps malcomportados ou mal-intencionados (malwares). Como nem sempre é possível remover um aplicativo problemático com sistema carregado, não custa nada você saber como reiniciar o telefone no modo seguro.