terça-feira, 15 de março de 2022

WINDOWS 10 — DICAS (QUARTA PARTE)

O CASAMENTO PARECE TER SIDO INVENTADO PARA RECOMPENSAR OS PERVERSOS.

Além de tomar muito cuidado quando e se você precisar usar o Editor do Registro do Windows, mantenha distância da pasta System32 (ou, melhor ainda, fique longe de qualquer arquivo com extensão .sys , que vem de “system". E só recorra ao prompt de comando (ou o Windows Power Shell) caso não haja um modo de executar a tarefa pela interface gráfica.

Em tese, é possível fazer qualquer coisa via prompt, principalmente merda. Os comandos são pouco amigáveis, e ações indevidas ou malsucedidas nem sempre são facilmente reversíveis. E isso vale também para o Registro do Windows (detalhes no capítulo anterior).

Apagar os arquivos Swapfile.sys e Pagefile.sys para recuperar espaço é uma dica recorrente na Web, mas pode trazer danos sérios ao computador. O Swapfile.sys armazena os arquivos abertos na memória RAM quando o computador entra em hibernação (mais detalhes nesta sequência de postagens). Já o Pagefile.sys é um arquivo criado no disco rígido para emular memória física quando esta se esgota.

Observação: swap-file (arquivo de troca, numa tradução literal) foi aprimorado ao longo dos anos e seria uma solução excelente não fosse o HDD milhares de vezes mais lento que a já relativamente lenta memória RAM

Em tese, a memória virtual não surte grande efeito quando há fartura de RAM e o computador fica mais rápido sem ela. Na prática, porém, falta de memória, seja física (RAM) ou de massa (HDD/SSD), se resolve instalando mais memória. Se o arquivo de paginação for apagado e o computador dispuser de pouca RAM, o Windows pode travar ao rodar um programa “pesado” ou quando executar várias tarefas ao mesmo tempo.

Não é aconselhável desabilitar a memória virtual ou alterar seus parâmetros para ganhar alguns gigabytes de espaço. Substituir o HDD por um modelo que ofereça mais espaço, adicionar um segundo drive ou recorrer a um modelo externo traz melhores resultados. Na impossibilidade, uma faxina em regra no disco pode ajudar, mesmo sendo uma medida paliativa. Comece deletando apps inúteis e enviado para a nuvem (ou para um pendrive, disco rígido externo ou mídia óptica) aquela batelada de músicas, fotos e arquivos multimídia que você salvou no PC. Ao final, reinicie o sistema, rode a Limpeza do Disco, corrija os erros no HDD e execute a desfragmentação (mais detalhes nesta sequência de postagens). 

Se mesmo assim você achar conveniente alterar as configurações do swap file, o caminho é o seguinte:

1) Abra o Explorador de Arquivos, dê um clique direito em Este Computador, clique em Propriedades > Configurações avançadas do sistema.

2) Na janelinha das Propriedades do Sistema, clique na aba Avançado; no campo Desempenho, pressione o botão Configurações..., clique novamente em Avançado e, no campo Memória Virtual, clique em Alterar...

3) Desmarque a opção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades, selecione a unidade que contém o arquivo de paginação — geralmente a partição em que o sistema está instalado —, marque a opção Tamanho personalizado e preencha os campos Tamanho inicial e o Tamanho máximo com os valores desejados e confirme em Definir.

ObservaçãoDesde o tempo do jurássico WinXP que alguns palpiteiros sugerem configurar ambos os campos com o valor em megabytes correspondente a uma vez e meia a quantidade de RAM instalada, enquanto outros sugerem 100% da quantidade de RAM no campo Tamanho inicial e o quíntuplo desse valor no campo Tamanho máximo

Não é necessário reiniciar o computador ao aumentar o tamanho do swap-file, mas a reinicialização é necessária no caso de redução. Basta seguir os passos acima para desabilitar o arquivo de paginação, mas, de novo, só o faça se seu computador dispuser de pelo menos 16 GB de RAM.

Continua...