terça-feira, 28 de junho de 2022

Windows x macOS x Linux (Final)

SER LOUCO É A ÚNICA MANEIRA DE SER SÃO EM UM MUNDO INSANO.


O que foi dito ao longo desta sequência permite-nos concluir que Windows, macOS e Linux se equivalem em muitos aspectos, ainda que cada um tenha vantagens e desvantagens em relação aos demais. 

Por ser o mais popular dos três, o sistema da Microsoft é o mais visado pelos cibercriminosos. O macOS é menos inseguro, mas não tão seguro quanto o Linux. Em última análise, todo software está sujeito a bugs e brechas de segurança, e o elo mais frágil dessa corrente costuma ser o próprio usuário.

Dos três concorrentes, o Pinguim (*) é o mais rápido, o mais seguro, o único totalmente gratuito e que o usuário pode modificar e personalizar a seu gosto. As distros são leves, sendo possível instalá-las em um pendrive, mas cada qual disponibiliza recursos que as demais não oferecem, de modo que dispôr de duas ou mais versões pode ser uma boa ideia. 

Por outro lado, a curva de aprendizado dessa plataforma tende a afugentar leigos e iniciantes. Além disso, é raro encontrar um PC de grife com uma distro pré-instalada. A Dell inclui essa opção na lista de personalizações que oferece em seu website, mas os computadores da marca são comercializados somente em lojas próprias. Não faltam ao Linux ferramentas de produção de mídia e codificação, mas, na comparação com os concorrentes, seu ecossistema de apps é pobre. Quanto a games, nem seria preciso dizer que o Windows é imbatível. E ainda que “Linuxista que se preza não usa antivírus”, essas ferramentas existem e não faltam motivos que justifiquem sua utilização.

Diferentemente do sistema da Microsoft, que vem pré-instalado na maioria dos PCs de grife, o macOS só roda em aparelhos da Apple. A marca sempre se destacou pela excelência de seus produtos  e sempre cobrou mais caro por isso. Embora disponha de excelentes ferramentas para designers e editores de mídia, o sistema Maçã é menos pródigo em aplicativos do que o Windows, e as opções disponibilizadas pela App Store custam os olhos da cara.

Se dinheiro não for problema e segurança for uma de suas preocupações, fique com a Apple — mas lembre-se de instalar uma suíte de segurança, pois o volume de ameaças direcionadas a essa plataforma mais que dobrou, em 2020. O Pinguim é o mais seguro das três plataformas, porém usá-lo requer uma expertise que a maioria de nós não possui.

(*) O “Tux” — um pinguim gorducho e de ar satisfeito — foi criado por Larry Ewing, mas a ideia de usar essa ave como mascote oficial do sistema operativo Gnu/Linux é atribuída a Linus Torvalds, que criou o kernel do Linux.