sexta-feira, 2 de setembro de 2022

SAUDADES DO MSN

JURAS DE AMOR NÃO SÃO MENTIRAS, MAS, SIM, VERDADES COM PRAZO DE VALIDADE.

O MSN foi projetado em meados dos anos 1990. Lá pela virada do século, ainda "cru", ele permitia apenas trocar mensagens de texto, mas logo incorporou um sem-número de recursos — como a possibilidade de enviar e receber arquivos, inserir frases no status, compartilhar a música que se estava ouvindo, ficar "invisível" e até trocar mensagens por voz. Isso numa época em que a lenta e instável conexão discada era a bola da vez. Quem era bom com o mouse até podia fazer desenhos na tela e enviá-los em vez de digitar.

 

Entre outras funcionalidades de personalização, o mensageiro da Microsoft permita escolher o tipo de fonte, a cor e o tamanho das letras e aplicar efeitos como tachado e sublinhado. Havia também plugins que adicionavam outros recursos, como usar fontes diferentes para personalizar o nickname (nome de usuário que era exibido para os contatos)


Uma das funções mais legais do app era o botão que "vibrava" a tela do interlocutor e emitia um alerta sonoro. Também era possível enviar "winks", que eram uma espécie de emoticon em tamanho gigante (eles chamavam a atenção pelo tamanho e por emitirem sons de beijo, de arroto e de peido, além de pronunciarem frases pré-definidas).

 

Em 2013, dois anos depois de comprar o Skype, a Microsoft aposentou o Windows Live Messenger, que chegou a ter centenas de milhões de usuários e disponibilizar uma porção de recursos que o hoje popularíssimo WhatsApp não oferece a seus quase dois bilhões de fãs.   

 

Observação: Em novembro de 2012, a Microsoft anunciou que o Skype e o Messenger passariam por uma fusão, e que seria possível acessar contatos de um em outro. Mas aí veio o anúncio de que o velho mensageiro seria descontinuado. O fim definitivo se deu em 31 de outubro de 2014, quando o programa deixou de funcionar na China. O portal MSN existe até hoje, inclusive em português, e tem vários atalhos para serviços como o email Outlook, a Microsoft Store e o OneDrive. Mas a produção de conteúdo é toda de parceiros. 

 

MSN foi pioneiro em conversas por vídeo na Internet (o que aqueceu o mercado de webcams). O recurso de ficar invisível, muito requisitado por usuários de WhatsApp, permitia conversar com um contato sem ser incomodado pelos demais. Aliás, toda vez que alguém ficava online, seus contatos eram notificados por meio de uma mensagem exibida no canto inferior direito da janelinha.


Observação: No WhatsApp, se você conseguir responder às mensagens pelos campos disponíveis nas notificações, não terá de abrir o aplicativo e, consequentemente, seu status não aparecerá. No Android, abra o app, toque em Configurações > Notificações e habilite a opção Notificações de alta prioridade. As mensagens recebidas aparecerão no topo da tela e você poderá respondê-las na mesma caixa. No iPhone, essa mesma configuração está disponível no menu Notificações, onde você deve selecionar Notificações no Aplicativo para que as mensagens sejam exibidas por banners ou alertas, de modo que você poderá ler e responder sem precisar abrir o WhatsApp.

 

Era possível salvar pequenas animações e associá-las a atalhos na conversa. Assim, quando a gente digitava o termo em questão, ele era substituído automaticamente por um GIF — minúsculo, mas que era uma festa para os usuários do MSN


Outro recurso inovador foi a opção de bloquear e desbloquear contatos sem que eles soubessem. Também se podia conversar com vários contatos ao mesmo tempo — o que exigia muita atenção para não "trocar as bolas" e enviar as respostas a quem não havia feito as perguntas, por exemplo.


Saudades do MSN.