terça-feira, 11 de outubro de 2022

A PROPAGANDA É A ALMA... (FINAL).

QUI TOTUM VULT TOTUM PERDIT. 

Aplicativos para smartphone podem vir acompanhados de adwares que dispararam propaganda de forma abusiva, e o risco é ainda maior com APKs ou apps baixados de fontes externas às lojas oficiais da Apple, do Google e dos fabricantes de aparelhos (no caso do Android). 


Se você instalou um app qualquer e notou que a quantidade de pop-ups aumentou, remover o programinha já deve ser o suficiente para interromper o bombardeio de anúncios. Para isso, vá até as configurações do dispositivo, toque em Apps (ou Aplicativos, conforme o caso), localize o programa, selecione-o e toque em Desinstalar (se isso não resolver o problema, considere a possibilidade de reverter o celular às configurações de fábrica). 

 

Checar as atividades recentes dos aplicativos também ajuda a identificar quais deles estão exibindo anúncios — apps que mostram propagandas rodam em segundo plano, razão pela qual aparecem na seção de atividades recentes do smartphone. Para identificar os possíveis vilões da história, toque em Configurações > Apps e procure pela entrada que permite visualizar atividades recentes de apps ou aplicativos recentemente abertos.

 

Chrome dispõe de um recurso que limita a exibição de anúncios. Para ativá-la, abra o navegador, tocar nos três pontinhos, depois em Configurações do site e em Pop-ups e redirecionamentos. Feitos os ajustes, volte à página anterior e repita o processo na aba Anúncios.

 

Conferir quais sites e páginas da web têm permissão para exibir notificações no seu navegador também é importante, já que esse recurso pode ser explorado por sites suspeitos que enviam pop-ups capazes de redirecionar o internauta para páginas maliciosas. Então, abra o Chrome, toque nos três pontinhos, depois em Configurações e, em Notificações, deslize a tela para baixo e, em Sites, desative as opções de permissão de envio de notificações dos sites que considera suspeitos.

 

No Android, o Google Play Protect funciona como um antivírus — ao detectar possíveis ameaças, ele envia um alerta para o usuário, a quem caberá decidir o que fazer. Para habilitar a proteção, acesse o Google Play Store, toque na sua foto (no menu superior direito) e selecione Play Protect. Na tela seguinte, toque no ícone da engrenagem e ative a chave ao lado de Verificar apps com o Play Protect.

 

No iOS, é possível limitar a exibição de publicidade a partir das configurações do dispositivo. De acordo com a Apple, os anúncios que ela exibe não utilizam informações de quaisquer outros aplicativos instalados no aparelho nem são vinculadas pelo ID Apple. Para desativar esses anúncios personalizados, vá em Ajustes, acesse a aba Privacidade, selecione Publicidade da Apple e desligue a chave ao lado de Anúncios Personalizados.

 

Google também permite desativar a personalização de anúncios, mas isso não inibe sua exibição, apenas torna as propagandas menos relevantes. Já se acessar a página de configurações de anúncios da companhia (adssettings.google.com/authenticated), você poderá conferir as categorias utilizadas pela empresa para exibir publicidade e, se preferir, poderá desativá-las.