quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O PÃO DO POBRE E O CELULAR

QUEM PLANEJA TEM FUTURO, QUEM NÃO PLANEJA TEM DESTINO. 

 

Segundo um velho ditado, o pão do pobre sempre cai com o lado da manteiga para baixo — e o mesmo se aplica ao celular, que cai com a tela virada para o chão. Lei de Murphy? Talvez. Mas a física ajuda a entender essa "fatalidade".

 

O "acidente" acontece porque, durante a queda, o pão só tem tempo de realizar meia volta no ar antes de tocar o chão. De acordo o site britânico Metro, o experimento foi encomendado para marcar a estreia da sexta temporada da série The Big Bang Theory. A fórmula que explica o fato é ( ω – Rav ) / t = R, onde a velocidade de rotação (ω) menos a taxa de rotação influenciada pela força de arraste (Rav) é dividida pelo tempo disponível (t), o que determina o número de rotações (R) enquanto a fatia de pão cai. Resumindo, é sujeira na certa!

 

Como parte de um exercício de relações públicas para encorajar as pessoas a comprarem o seu smartphone duro na queda, a Motorola pediu ao físico Robert Matthews — conhecido pelo artigo sobre as torradas com manteiga, a Lei de Murphy e a física — que explicasse melhor essa questão.

 

Observação: O Moto X Force se destaca pela estrutura reforçada, mais resistente a impactos, composta por um chassi de alumínio, display AMOLED ShatterShield de cinco camadas, dupla camada de toque, lente interna flexível e lente externa projetada para resistir a encontros acidentais com o chão e com garantia contra quebras e rachaduras por quatro anos após a compra. O dispositivo não é à prova d'água, mas conta com um revestimento nanométrico que protege os componentes internos contra chuva e respingos.

 

Em linguagem descomplica, o fato de o aparelho cair com a tela virada para baixo ou para cima depende de diversas variáveis, como a posição em que o usuário o está segurando no momento da queda e a distância até o chão. Como as pessoas tendem a segurar o telefone com os dedos abaixo do centro de gravidade na traseira, mais ou menos na altura do peito, ele cai mais frequentemente com a tela virada para baixo.

 

A boa notícia é que a equação depende de como você tenta evitar a queda quando derruba o celular: se simplesmente deixa-lo cair, é mais provável que ele caia com a tela para cima.

 

Bora experimentar?