VOCÊ NÃO PODE ENSINAR NADA A NINGUÉM, MAS PODE AJUDAR A PESSOAS A DESCOBRIREM POR SI MESMAS.
Costuma-se dizer que "quando não pagamos por um produto, é porque o produto somos nós". A boa notícia é que podemos reduzir significativamente a quantidade de pop-ups que entopem a tela do smartphone quando navegamos por um sem-número de sites.
O iPhone dispõe de um recurso nativo que bloqueia pop-ups no Safari. Para configurá-lo, toque em Ajustes > Safari e em "Bloquear pop-ups". No Android, é possível desabilitar os pop-ups diretamente no Chrome; basta tocar no ícone dos três pontinhos (para acessar as configurações do navegador), depois em Configurações > Configurações do site > Pop-ups e redirecionamentos e no botão exibido na tela (note que o Chrome bloqueia apenas propagandas consideradas invasivas).
Observação: Sites maliciosos costumam enviar pop-ups que direcionam o navegador para páginas com malwares. Nesse caso, deve-se conferir nas configurações do próprio navegador se o recurso de redirecionamento por anúncios está ativado e, caso afirmativo, desabilitar a função. Para reduzir as chances de ser pego no contrapé por pop-ups maliciosos, baixe os aplicativos somente das plataformas oficiais (da Apple, do Google, da Samsung, da Motorola, etc.) e proteja o sistema com uma solução antimalware.
A extensão AdBlock para Android funciona com os principais navegadores. Além de evitar que os pop-ups atrapalhem a visualização das páginas, ela bloqueia o redirecionamento para sites maliciosos. Depois de instalar o plug-in, toque em Options e personalize os bloqueios usando as opções disponíveis nas abas Geral, Customize e Lista de Filtros.
O 1Blocker é uma excelente solução gratuita para usuários do iOS, mas a versão completa, que custa US$ 4,99, permite personalizar o bloqueio de anúncios, cookies, widgets do Twitter e do Facebook, sites adultos, rastreadores, etc. Também é possível usar uma lista de permissões para o Safari e até sincronizar os bloqueios de anúncios por meio do iCloud.
O Brave Browser, disponível tanto para Android quanto para iOS, vem com um bloqueador de anúncios e pop-ups nativo. Diferentemente do Chrome, ele permite suspender todo tipo de anúncio das páginas acessadas.
Observação: Vale lembrar que alguns aplicativos pedem permissões desnecessárias — como acesso ao serviço de acessibilidade ou à memória do aparelho, por exemplo. Convém checar as permissões dos apps instalados e desativar tudo que não for indispensável ao funcionamento dos serviços. Para isso, acesse às configurações do celular e toque em Apps > Gerenciar permissões (lembrando que a nomenclatura pode variar conforme o sistema e respectiva versão).
Uma das medidas de segurança implementada no Android 12 avisa quando um aplicativo acessa à câmera ou o microfone do aparelho — o recurso exibe um ícone verde no topo da tela, com desenhos de câmera ou microfone, ao detectar a utilização desses recursos por um app.