sexta-feira, 14 de outubro de 2022

TELEFONE DE MESA COM ANDROID

A SORTE SEGUE A CORAGEM, MAS DESDE QUE A CORAGEM SEJA COMPETENTE.

O telefone fixo já foi indispensável. Além de fazer e receber ligações, ele era necessário para o envio e o recebimento de fax e acesso à internet por conexão discada (dial-up). 

 

Durante o longo reinado do famigerado SISTEMA TELEBRAS, conseguir uma linha — que era considerada um "bem" e devia figurar na declaração de imposto de renda — exigia a adesão a um "plano de expansão" (o valor pago era revertido em ações da estatal). O prazo para a instalação, de 24 meses, raramente era cumprido, o que fomentava o mercado negro de telefones (dependendo da região, uma linha chegava a custar tanto quanto um carro popular).

 

Observação: Na cidade marajoara de Cachoeira do Arari, no Pará, dez munícipes esperaram 15 anos pela instalação de suas linhas. Alguns sequer tiveram o gostinho de fazer uma ligação, pois morreram antes que a Telepará cumprisse sua parte no contrato. Mesmo assim, muita gente continua sendo contra privatizações. 

 

Com a popularização do celular e a saudável concorrência — que levou as operadoras a oferecer pacotes de serviços com chamadas ilimitadas para qualquer lugar do Brasil, inclusive para números de outras operadoras, já não faz (muito) sentido ter um telefone fixo em casa. Mas o que muita gente não sabe é que alguns aparelhos vêm com Android, suporte a WhatsApp e até câmera frontal para videochamadas.

 

O telefone que se vê na ilustração deste post é o KT5 (3C) — uma espécie de tablet de mesa com display grande, bateria, entrada para SIM Card, interface do Android e atalho para abrir o WhatsApp. O dispositivo vem com Android, Wi-Fi, Bluetooth e suporte ao VoLTE para fazer ligações em 4G.

 

A ideia de mixar o Android com telefones de mesa não é nova. Um artigo publicado em 2011 pela DLS Internet Services dá conta disso. A Cloud Telecomputer também projetou um telefone fixo com sistema operacional, e a Cisco foi uma das primeiras a ter um tablet que fazia as vezes de telefone de mesa. 


No Brasil, a Aquário oferece o CA-42S 4G em seu catálogo virtual. Trata-se de um telefone fixo com Android e uma tela colorida de 3,5 polegadas, controlada por botões físicos. O aparelho pode operar com dois chips e suporta o VoLTE. 

 

A BedinSat é outra companhia que comercializa um produto com a mesma proposta — mas que, diferentemente do dispositivo da Aquário, só possui suporte ao 3G. De toda forma, o aparelho vem com Android 4.4.2Bluetooth 4.0 e entrada para cartão de memória de até 32 GB para ouvir músicas. 

 

Com Tecnoblog, DLS Internet Services Niki Tonsky (Twitter)