O senador Flávio Bolsonaro disse ao colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, que "nunca houve essa conversa de golpe militar ", que o pai sempre agiu e agirá dentro da Constituição, e que governo federal não vai criar impedimentos para a posse de Lula, mas que a pauta do voto impresso vai continuar sendo uma bandeira bolsonarista no Congresso a partir do mês que vem.
Desde que foi derrotado, Jair Bolsonaro vinha evitando aparições públicas e postagens em redes sociais. Reuniões com aliados eram feitas a portas fechadas e as lives semanais deixaram de ser realizadas. No último dia 5, ele chorou durante de uma cerimônia das FFAA em Brasília, mas não discursou. Segundo a colunista Juliana Dal Piva, do UOL, as lágrimas foram interpretadas por aliados como o "reconhecimento da realidade da derrota".
Observação: Na sexta-feira, 9, Bolsonaro improvisou um cercadinho defronte ao Alvorada e, num discurso de 16 minutos, criticou apoiadores que cobram ação para impedir a posse de Lula, repetiu sua cantilena sobre os militares e desabafou: "Estou há praticamente 40 dias calado. Dói, dói na alma. Sempre fui uma pessoa feliz no meio de vocês, mesmo arriscando a minha vida no meio do povo, como arrisquei em Juiz de Fora em setembro de 2018. Quase deixei essa terra. Se a facada tivesse sido fatal, vocês sabem quem seria o presidente do Brasil."
Como não há bem que sempre dure nem mal que nunca termine, Bolsonaro vai trocar o Palácio da Alvorada por uma casa de quatro quartos no condomínio "Ville de Montagne", com as despesas pagas pelo PL — sem falar no salário mensal ele receberá como presidente de honra do partido. Já o célebre imóvel no Vivendas da Barra (no Rio de Janeiro), onde ele morava antes de assumir a presidência, está fechado há quase quatro anos, servindo de comida para cupins.
Observação: Segundo Lauro Jardim publicou em sua coluna no GLOBO, a futura ex-primeira dama foi convidada a presidir nacionalmente o PL Mulher, que hoje está sob os comandos da deputada Soraya Santos. Se ela topar, terá direito a salário e mordomias bancadas pelo partido. Costa Neto quer Michelle viajando país afora e, de quebra, dando o devido fim à cota obrigatória de 5% que o partido precisa gastar com mulheres.
O PL deu início à reforma do escritório onde Bolsonaro e Braga Netto despacharão a partir de 2023. O chamativo balcão vermelho — cor que causa calafrios nos bolsonaristas — já foi removido da recepção. O espaço, alugado por R$ 20 mil e com um condomínio de R$ 12 mil mensais, tem dois andares, amplas salas, refeitório e até um auditório para até 40 pessoas. O ex-presidente poderá contratar até 10 funcionários para assessorá-lo.
Resta saber o que resultará dos inquéritos que hoje tramitam contra o futuro ex-presidente no STF quando baixarem para a primeira instância. No último dia 6, durante a cerimônia de posse dos dois novos ministros do SJT, Bolsonaro disse que não cometeu nenhum crime e que exerceu o cargo com honestidade, e ouviu de juízes e ministros que não será alvo de qualquer tipo de perseguição. Vale lembrar que o engavetador-mor Augusto Aras não apresentou denúncia em nenhum dos casos, de modo que a ainda presidente ainda não é réu.
Considerando o resultados dos 26 processos movidos contra Lula, que foi tirado da cadeia e teve as duas condenações anuladas pelas togas companheiras para ser guindado pela terceira vez ao Palácio do Planalto, não será surpresa se tudo acabar em pizza. De novo.
E viva nossa republiqueta de bananas.