terça-feira, 27 de dezembro de 2022

SUTILEZAS DO GBOARD

PEDRA QUE ROLA NÃO CRIA LIMO

 

O sistemas operacionais evoluíram consideravelmente ao longo do tempo. Inicialmente, esse "software-mãe" se limitava a servir de “ponte” entre o hardware e o software, gerenciar os programas, definir os recursos destinados a cada processo e criar uma interface amigável com o usuário. Atualmente, ele integra funções e recursos que, em muitos casos, desobriga o usuário de instalar aplicativos dedicados para realizar um sem-número de tarefas.

 

O Android é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular (lembrando que o iOS só roda em aparelhos da própria Apple), e conta com diversos recursos nativos que, uma vez ativados, podem aprimorar sobremaneira a navegação e a produtividade. Alguns são muito úteis no dia a dia, como a possibilidade de personalizar notificações, inserir atalhos de aplicativos e duplicar softwares para usá-los em duas contas diferentes. 

 

Se o Gboard (teclado do Google) não veio configurado como padrão no seu smartphone Android, é porque o fabricante o substituiu pelo seu próprio teclado. Se o programinha não aparecer na lista de Aplicativos, será preciso baixá-lo da Play Store para depois fazer a alteração em Configurações > Aplicativos padrão —, mas eu sugiro fazê-lo somente depois de explorar os recursos do teclado nativo do celular (vai que você gosta).

 

O Gboard apresenta alguns diferenciais em relação aos teclados comuns, como a possibilidade de digitar por voz (toque no ícone do microfone, aguarde até que a frase "Fale agora" apareça na tela e então dite o texto desejado), alterar o layout para facilitar o uso do aparelho com uma mão só, manter visível a fileira de números (para não ser preciso recorrer ao botão “?123”) e criar emojis personalizados. 

 

Também merece menção a possibilidade de criar atalhos para conteúdos salvos na área de transferência — no Gboard, toque no ícone da Engrenagem, vá em "Dicionário”" > "Dicionário pessoal", selecione o idioma desejado, toque no sinal de adição (+), digite a mensagem a ser salva, o atalho correspondente e confirme. A partir daí, a frase salva será exibida sempre que você digitar o atalho respectivo.

 

O corretor automático pode ser tanto uma bênção como uma maldição (detalhes nesta postagem). Ele vem ativado por padrão, mas você pode reverter esse ajuste tocando em "Correção de texto" e desativando a opção "Correção automática". Aliás, uma facilitador que muita gente desconhece é a possiblidade de mover o cursor letra por letra deslizando o dedo sobre o botão de espaço (o recurso independe de ativação).

 

Assim como o Word, o Gboard permite alternar palavras inteiras em maiúsculas ou minúsculas, bastando para selecionar a porção do texto desejada e pressionar a tecla de seta para cima (equivalente ao Shift do computador). Note também que o Google Tradutor funciona no teclado do Google que você alternar entre os aplicativos. Assim, ao trocar mensagens pelo WhatsApp com um estrangeiro, p. ex., basta abrir o Tradutor no teclado e  digitar normalmente; a tradução aparecerá em tempo real, e você só precisará tocar em "Enviar".


Por último, mas não menos importante: O Gboard é altamente personalizável. Acesse as configurações do app, toque em Temas e escolha a opção desejada.