terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

CAUTELA E CANJA DE GALINHA...

COMO A ABELHA TRABALHA NA ESCURIDÃO, O PENSAMENTO TRABALHA NO SILÊNCIO E A VIRTUDE, NO SEGREDO.

O ano passado foi pródigo em recordes indesejados envolvendo incidentes de segurança digital. Para evitar dissabores, a Kaspersky sugere algumas medidas simples, começando por dar adeus as senhas. Até porque as gigantes Apple, Google e Microsoft introduziram simultaneamente logins que utilizam chaves criptográficas exclusivas (uma para cada site) em vez da tradicional senha alfanumérica. E além de não ser preciso digitá-las é praticamente impossível roubá-las.
 
O vazamento de informações continua sendo preocupante, mas é possível dificultar a ação dos cibercriminosos reduzindo ao mínimo o compartilhamento de informações (principalmente em lojas online e serviços digitais comerciais) e usando endereços de email e números de telefone descartáveis para contato. Vários serviços fornecem números de telefone temporários para receber textos de confirmação, bem como endereços de e-mail únicos (basta pesquisar no Google por "número de telefone/endereço de e-mail descartável"), Demais disso, use cartões de crédito virtuais ou pré-pagos sempre que fizer compras online.
 
Tome cuidado com o que você compartilha nas mídias sociais, fuja do "doomscrolling", separe assuntos domésticos dos profissionais — evite usar sites pessoais, email e redes sociais em seu dispositivo de trabalho e vice-versa. Instale suítes de segurança confiáveis no PC e no smartphone e crie senhas exclusivas para webmail, webservices, apps de banco, redes sociais e por aí afora. 
 
Mantenha atualizados o sistema operacional e os aplicativos do PC e do smartphone... e reze (se não ajudar, mal não vai fazer).