Como a maioria dos tributos, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) pode ser quitado online, o que torna a transação mais prática, mas também mais perigosa.
Uma das estratégias mais usadas pelos cibervigaristas para engabelar os incautos é o phishing. Nessa modalidade de golpe, eles enviam mensagens de email, SMS ou WhatsApp para as vítimas passando-se pelo DETRAN ou outro órgão assemelhado.
Ao clicar no link, a vítima é direcionada a um site falso, mas muito parecido com o original, e os dados que ele inserir serão roubados (algumas modalidades induzem o internauta a realizar o pagamento ali mesmo, por meio de QR Code ou boleto fraudulento).
Boletos falsos podem chegar tanto por email quanto pelos Correios. fraudadores podem enviar boletos falsos pelos Correios. Nesses casos, a fatura costuma ser bem parecida com a original, mas os dados da conta bancária são de quem está aplicando o golpe. Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento nos sites dos órgãos oficiais e autorizados.
Cibervigaristas também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações telefônicas para tentar capturar dados e induzir a vítima ao pagamento de boletos falsos. Como isca, eles oferecem descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. Na maioria das vezes, a comunicação é feita num tom de urgência e o desconto oferecido à vítima é "bom demais para ser verdade".
Para saber mais, clique aqui.