sábado, 6 de maio de 2023

MS PAINT E ALTERNATIVAS PARA MAC

ÀS VEZES, ACREDITO QUE HÁ VIDA EM OUTROS PLANETAS, NOUTRAS, ACREDITO QUE NÃO. EM QUALQUER DOS CASOS, A CONCLUSÃO É ASSOMBROSA.

 

Em 1985, quando desenvolveu a primeira versão de uma interface gráfica baseada no MS-DOS, a Microsoft incluiu entre seus componentes nativos um de imagens rudimentar, que batizou de Paintbrush. Depois de ajudar milhões de usuários a desenhar ou fazer edições simples em fotos e figuras por mais de três décadas, o programinha foi substituído pelo Paint 3D, implementado no Windows 10 pelo Win10 Creators Update. Devido à chiadeira, a gigante de Redmond resolveu disponibilizar o Paint tradicional, sem custo, na Microsoft Store

 

O Paint 3D é mais versátil que seu antecessor, mas menos amigável (a despeito de a mãe da criança afirmar o contrário). Para quem se limita a salvar imagens em formatos diferentes e/ou fazer edições simples, como redimensionar, colorir, recortar, copiar, colar, etc., ele substitui com vantagens apps como o Gimp e o Paint.Net e webservices como o Pixlr e o FotoFlexer.

 

Infelizmente, não existe uma versão do Paint específica para o macOS (como não existe uma versão do navegador Safari para Windows), mas o sistema da Apple oferece um programinha que entra em ação quando abrimos um arquivo de imagem e inclui uma gama de ferramentas básicas que o tornam um substituto decente do Paint. Para abri-lo, dê um clique direito sobre um arquivo de imagem, clique em Abrir Com > Pré-Visualização, localize o ícone de marcação no canto superior direito da janela do app e clique nele para ter acesso às ferramentas disponíveis. Se, por exemplo, você quiser circundar um objeto numa imagem para chamar a atenção para ele, selecione a ferramenta Anotar (a terceira a partir da esquerda) e desenhe o círculo ao redor do objeto. 

 

Por padrão, o programinha ajeita a forma desenhada, fazendo com que ela fique perfeitamente oval, quadrada ou triangular. Mas é possível manter a linha com desenho livre, bastando selecionar essa opção em um pequeno menu local. Caso deseje modificar a linha, escolha Forma (quarto ícone a partir da esquerda) e defina a espessura de linha apropriada. Em seguida, cliquem em Cor da Borda (quarto ícone a partir da direita) para alterar a cor da linha em si. 

 

Pré-Visualização dispõe de uma ferramenta de balde — se desenhar uma forma fechada, você pode selecionar a ferramenta Cor de Preenchimento (terceiro ícone a partir da direita) e escolher a cor que deseja usar para preencher o objeto. As demais ferramentas — Formas, Texto, Assinatura, Ajustar Cor, etc. — são parecidas com as do Paint, mas utilizá-las com desenvoltura requer um tempo de adaptação. 


Para quem precisa de mais recursos, aplicativos como o Capto e o Tayasui Sketches são sopa no mel, embora sejam gratuitos apenas durante o período de teste (7 dias). Em último caso, pode-se recorrer ao Paint Online, mais espartano que a versão embutida no Windows, mas quem não tem cão...