No Gmail, é possível pedir ao robô que escreva emails profissionais ou crie respostas rápidas. No Slides, o bot pode produzir apresentações completas, com imagens e descrições detalhadas, e no Google Docs, receber prompts para gerar desde discursos a postagens em blogs. Segundo a empresa, as extensões não têm acesso às informações e arquivos do Google Drive, e os dados permanecem o tempo todo nos servidores do Google.
A Amazon está desenvolvendo um novo modelo de linguagem baseado na tecnologia de LLM (Large Language Model) para turbinar a assistente virtual Alexa. O objetivo, segundo a empresa, é construir "a melhor assistente pessoal do mundo".
Observação: LLM é uma técnica de IA que usa redes neurais artificiais para aprender e gerar texto em uma linguagem natural. Trata-se de um software treinado em uma enorme quantidade de dados de texto (como livros, artigos e sites da web) para conseguir "entender" e "criar" texto. Já um assistente virtual é um programa que usa a IA para interagir com pessoas mediante comandos de voz. Usando reconhecimento de voz para entender o que o usuário fala e a inteligência artificial para fornecer a resposta adequada, a Alexa é capaz de tocar músicas, responder perguntas, dar informações sobre o clima, definir lembretes, controlar dispositivos domésticos inteligentes e muito mais. O sistema aprende continuamente com as interações, de modo a melhorar suas respostas e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada aos usuários.
A Apple também está desenvolvendo melhorias baseadas em LLM para a assistente virtual Siri, e a Meta, proprietária do Facebook, deve introduzir atualizações relacionadas em seus aplicativos. A Microsoft registrou um aumento expressivo no uso do Bing com a integração do ChatGPT em seu motor de busca, sobretudo após liberar o "Bing Chat" integrado ao Edge para todos os usuários (até o último dia 3, a empresa exigia que os interessados se inscrevessem em uma lista de espera).
A empresa de Redmond liberou também o criador de imagens do Bing para mais de 100 idiomas, entre os quais o português. O recurso pode ser acessado pelo próprio site do criador de imagens ou pelo chat do Bing, usando o modo criativo de conversa. Assim como os gráficos, as imagens também entrarão nas respostas do Bing Chat. Na integração com o Edge, a função de abrir um link pelo chat do Bing sem fechar a IA já vem sendo liberada. Com ela, abre-se a página e a conversa fica na lateral — como fica o Bing Chat ao ser aberto pela extensão —, de modo que o usuário não é levado para uma nova página.
Divirtam-se.