QUEM ESPERA SEMPRE CANSA.
No finalzinho de junho, a Microsoft começou a distribuir a atualização cumulativa que aprimora o desempenho do Windows 11 e libera para todos os usuários as novidades da versão Moment 3, lançada no mês anterior.
Aguarda-se agora a grande atualização (Windows 11 23H2, também conhecida como Moment 4), que deve trazer, entre outras novidades, o assistente virtual com inteligência artificial Copilot — que se parece com o Bing Chat em muitos aspectos, mas é totalmente integrado ao sistema operacional e não padece do estigma do buscador da Microsoft. Por ser alimentado pelo GPT-4, suas capacidades multimodais e interações são mais naturais do que as da antiga Cortana.
O Explorador de Arquivos do Win11 deve passar por mais uma reformulação na versão 23H2, que introduzirá o visual do Win UI 3 — nova diretriz de design de apps da MS — e a nova Galeria embutida, que promete facilitar o acesso a fotos e vídeos salvos no computador. A atualização deve simplificar também o processo de backup do sistema na nuvem, poupando o usuário do trabalho manual e tornando o upload acessível para quem não tem grande familiaridade com informática (o backup também será mais completo: ao baixar a versão salva, o sistema colocará até os atalhos de apps onde eles estavam antes, inclusive ícones do Menu Iniciar). E o Paint, que passou por uma profunda revitalização no Windows 11, ganhará o tema escuro — uma demanda da comunidade que a Microsoft vinha negligenciada há anos.
Ainda não se sabe quando o Windows 11 23H2 será lançado oficialmente, mas estima-se que isso deve ocorrer entre setembro e outubro deste ano. Especula-se ainda que a Microsoft tem planos para lançar o Windows 12 em 2024.
A conferir.